Abóbora Manteiga Assada

Olá olá, hoje a receita é tirada de um blog fantástico, "Healthy Happy Life" e serve como entrada, leve e bem nutritiva (sim, porque nós portugueses, temos a tendência para ficar tal maneira satisfeitos só com a entrada que quando chega o prato, muitas vezes já estaríamos bem para terminar a refeição). Assim, hoje a partilha é de uma receita deliciosa e simples.
Paço então a citar a receita que é para 3-4 taças:

"
Ingredientes
Abóbora (congelada em cubos) ou 1 abóbora média cortada ao meio (sem sementes);
Azeite virgem extra;
Xarope de ácer;
Vinagre de maçã;
1 Laranja (espremida);
Folhas de sálvia (frescas);
1 Pitada generosa de pimenta preta;
Sal marinho;
Opcional: canela e/ou pimenta de caiena.


Modo de Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC;

2. Prepare a abóbora cortando-a ao meio ou em quartos e retire as sementes.

3. Regue o fundo da panela (grande). Rasgue algumas folhas de sálvia (4-6) e coloque-as na panela com o azeite, depois, a abóbora e mexa. Para a abóbora fresca, coloque as metades da abóbora na panela, com o lado da polpa para cima.

4. Esprema o sumo da laranja e regue por cima da abóbora (1/3-1/2 chávena);

5. Regue, cerca de 1-3 colheres de sopa com o xarope de ácer (dependendo do quão doce pretende);

6. Regue a abóbora com 1-3 c.s. de azeite (dependendo do quão intenso o sabor a azeite que pretende na abóbora);

7. Deite uma pequena quantidade de vinagre de maçã sobre a abóbora (1c.s.);

8. Polvilhe o sal e a pimenta, a gosto, sobre a polpa da abóbora. Opcional, adicione canela e/ou uma pitada de pimenta de caiena.

9. Caso use as metades de abóbora inteiras, agora vire as metades com o lado da polpa para baico para que absorvam os ingredientes líquidos enquanto assam.

10. Cubra o prato levemente com uma rede metálica e leve ao forno por 25min. Após os 25min, retire a rege e troque para a opção de grelhar. Mexa levemente os cubos de abóbora e se estiver a utilizar a abóbora fresca, poderá regar com um pouco mais de molho que ficou na panela. Grelhe nas prateleiras altas por 5-7min ou até que o topo comece a caramelizar. Não deixe secar, observe de perto.

11. Retire a abóbora, ela deverá estar macia e facilmente quebrável com um garfo. Deixe as metades de abóbora arrefecerem 15min antes de retirar ou cortar a polpa.

12. Sirva numa taça com um fio de caldo do cozimento. Decore com folhas de sálvia frescas e pimenta.

                                                         "



Dicas da Nutri:
👉 Opte pela abóbora fresca. Os congelados são os que menos perdem as suas propriedades, mas desta forma, poderá optar por alimentos de agricultura biológica😉. (leia aqui sobre como fazer a melhor escolha dos seus vegetais e aqui, aquiaqui e aqui para ler o porquê de uma agricultura biológica);
👉Evite adicionar o xarope de ácer. A nossa abóbora manteiga, ou até se arriscar noutra, já é doce o suficiente. Experimente evitar qualquer tipo de doce de forma a reeducar o paladar e sentir o verdadeiro sabor dos alimentos😉;
👉Em vez de sal marinho, opte por sal rosa (leia aqui e aqui qual poderá ser o sal ou alternativa mais adequada para si);
👉 Ao colocar a rede metálica, evite utensílios de alumínio. Com as elevadas temperaturas a passagem deste metal tóxico para a comida e consequentemente para o organismo de uma forma prolongada traz muitos malefícios, cuide de si.


Votos de um Excelente Apetite e até breve!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares