Os Cinco Pilares

Olá e...BEM-VINDO(A)!
Bem-vindo(a) ao meu/NOSSO MUNDO!

Vamos começar esta jornada? 💪😀
Antes que decida começar, recomeçar ou até melhorar o seu ESTILO de VIDA (saudável), parece-me pertinente falar-lhe nos pilares de vida que suportam o nosso corpo.


ALIMENTAÇÃO, DESCANSO, ACTIVIDADE/EXERCÍCIO FÍSICO e BEM-ESTAR EMOCIONAL.


Cada pilar da "casa" tem a sua importância. Tal como nas construções de casas, as espessuras de cada pilar são diferentes consoante o suporte que têm que dar à estrutura global. No nosso corpo, não é diferente e o truque está em manter "cada coisa no seu lugar" mantendo o equilíbrio.
Sem querer "puxar a brasa à minha sardinha", é um facto que 80% dos resultados que temos com o nosso corpo (e até com a mente), provêem da ALIMENTAÇÃO. Já dizia o pai da Medicina, Hipócrates, que "somos o que comemos" portanto, costumo, nas minhas consultas e a título de exemplo, dizer que o nosso corpo é o nosso templo e se assim é, devemos tratá-lo da melhor forma. É nesse momento que surge a comparação com os diferentes tipos de gasolina que existem. Sim leu bem, gasolina!
Ora muito bem, quando vai abastecer o seu carro tem duas hipóteses: gasolina de marca ou gasolina de marca branca. Muitas vezes dá jeito a gasolina de marca branca mas temos consciência que a outra, por diversas razões, é melhor para o motor do carro e consequentemente para a longevidade do "coração" da máquina. Pois bem, tal como a qualidade do combustível é importante para o carro, a qualidade do nosso "combustível" (a comida), também é importante para a longevidade da nossa "máquina". Não há problema se, de vez em quando, colocar combustível mais barato (comida processada ou de menor qualidade) mas deve ter como constante o de melhor qualidade.
Caso opte por não fazer isso, tudo bem. Terá é que estar a par das possíveis consequências e posteriormente lidar com elas de uma forma diferente.

Conclusão: cuide do seu corpo como sendo o seu templo, o seu local sagrado e tenha como regra (onde há a possibilidade de existir a excepção), deixar apenas entrar a qualidade. 
É muito fácil, nos dias de hoje, achar que comer saudável é restringir e, pela minha experiência, na maior parte dos casos, a comida até pode ser a dita saudável mas no fim de contas, acaba por ser desequilibrada. Informe-se com alguém da área para saber se esse é o seu caso e recorde-se do seu templo! Afinal, a qualidade das coisas traduz-se sempre no equilíbrio. 😉 

O DESCANSO é fundamental! É durante o nosso descanso que as células se renovam e que grande parte dos mecanismos de reposição acontece. Caso não descanse, estes mecanismos acontecem de uma forma pouco eficiente e com isso, todos os outros mecanismos (de performance, perda de gordura, recuperações de lesões, etc.) que acontecem em complemento dos anteriores, ocorrem de maneira, também ela, pouco eficiente.

A ACTIVIDADE FÍSICA já por todas as razões conhecidas é essencial ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do ser humano. Permite-nos uma melhor mobilidade, maior resistência física e imunitária, melhor constituição óssea, melhora a qualidade do sono e consequentemente proporciona-nos mais e melhor descanso.
No entanto, nos dias de hoje onde o excesso de informação nos faz perder a orientação, recomendo vivamente começar ou até recomeçar com alguém da área que lhe permita transmitir as bases (correctas) do exercício físico para que mais tarde consiga, por si, ter a qualidade adequada aos tipos de exercício que vai querer fazer ao longo da vida.
Na minha opinião, o exercício físico consegue ter uma linha muito ténue entre os benefícios e os malefícios. Basta um exercício ser mal executado uma vez para uma consequência física acontecer, basta não proteger o corpo em determinados exercícios que impliquem carga e até fazê-los mal e/ou repetidamente. Isto para não falar dos exercícios que são completamente desadequados à biodinâmica da pessoa e consequentemente desajustados para o objectivo pretendido seja ele maior mobilidade, recuperação de lesão, perda de gordura, aumento de massa muscular, maior performance, etc, etc. Não tenho um conhecimento científico profundo nesta área até porque não é a minha mas o que tenho, permite-me perceber quando me deparo com muitos casos destes nas minhas consultas e não são poucos!

A fotografia que utilizei alusivo a este tema foi, gentilmente, cedida por Rúben Brito, um personal trainer com quem tenho tido muito gosto em trabalhar. Deve, certamente, conhecê-lo! Passe pelo seu blog "100 Metas 100 Destinos" e fique a conhecê-lo um pouco melhor. 😉

Por fim, uma das minhas partes favoritas é o nosso estado emocional! Acredito piamente que nosso BEM-ESTAR EMOCIONAL é a chave para muita coisa na vida e claro seja qual for o objectivo que tem para o seu corpo, "mente sã, corpo são".
Está mais do que provado que os nossos pensamentos, que levam a determinados sentimentos, influenciam a uma determinada libertação de neurotransmissores ou produção hormonal (consoante o estado de espírito) que por sua vez se traduz em determinados tipos de vontades sejam elas quais forem: alimentares, de treino, sociais ou mesmo de descanso.

Sentimento de felicidade e gratidão está, comprovadamente, associado a uma optimização dos vários mecanismos do nosso corpo.
Seja positivo, seja grato pelas suas conquistas e pelo que tem. Muito ou pouco, o que e quem tem, é o que o torna único.
"Seja você mesmo, todos os outros já existem" - Oscar Wilde.😉😊

A fotografia utilizada para este tema foi uma cortesia da querida instrutora de Yôga, Susana Vie. Trabalho que sigo, sempre que possível, e aconselho! "Yôga Personal Training" clique, surpreenda-se e vai ver que o bem-estar emocional aumenta.😉 

Imagem de: https://www.informabtl.com/medio-ambiente-influencia-estilo-vida-del-consumidor/

Hoje, passado dois anos de ter iniciado o blog, reconheço a postura sustentável e a luta por menos desperdício como um dos pilares essenciais a um estilo de vida saudável.
E caso o/a leitor(a) se pergunte porquê? Simples, está já provado que a poluição está a contribuir para o aumento de obesidade e de problemas de saúde a vários níveis (mental, neurológica, hepática, tumores malignos... enfim, a lista não pára). Assim, há que reflectir como começa a poluição e como poderá reduzir. Fomos nós humanos que começámos e só nós podemos atenuar a situação.
Portanto, se quer SAÚDE para si, claramente precisa de ter uma atitude sustentável eliminando todos as fontes tóxicas da sua alimentação. E não só, de qualquer tipo de absorção que o seu organismo pode ter (pele, inalação...)! Clique aqui para ler um artigo relacionado que o/a vai fazer entender toda a lógica do que aqui escrevo.
Comece o seu estilo de vida SAUDÁVEL incluindo o pilar da sustentabilidade e desta forma, o seu corpo estará mais funcional, mais optimizado e com mais SAÚDE!

Recorde-se sempre, a SAÚDE "por dentro" é a SAÚDE que se vê "por fora"😉. 



A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares