Problemas de saúde e POLUIÇÃO!

Caro(a) leitor(a), por onde começar?
Este assunto é tão extenso e complexo que chega a ser difícil passar a mensagem do quão urgente é cuidar e amar o nosso planeta onde coabitamos.
À medida que vou estudando cada vez mais este assunto, maior se torna a minha necessidade de alertar o máximo pessoas possível para o facto das nossas patologias estarem cada vez mais a derivar do aumento da poluição. Claro que não é assim tão taxativo mas para que entenda esta minha necessidade, vou apresentar-lhe alguns estudos onde se correlaciona problemas de saúde cada vez mais comuns como os de Tiróide, cancro, anemias e tantos outros e vai perceber que muitas vezes a origem está, de facto, no ambiente externo ao organismo onde depois a genética tem o seu papel e o estilo de vida se torna determinante.
Vamos então a factos:
Quando a obesidade começou a ser um problema forte e geral, onde muitas vezes nem a genética seria razão para isso, os cientistas começaram então a perceber que teria de haver algum factor além dos já equacionados e foi então que em 2011, um estudo publicado pela Proceedings of The Royal Society Biological Sciences  em que os autores se lembraram de fazer uma análise de variação de peso em mais de 20000 animais, de 24 populações, com representação de 8 espécies a viverem com ou perto de humanos em sociedades industrializadas. Estes animais foram pesados durante anos e também eles ao longo do tempo aumentaram de peso. Em todas as populações animais estudadas, o coeficiente de tendência foi positivo. 
Se no entanto, em 2011 este era um tema já falado, outros autores já em 2002 (e atenção que esta é a data de publicação, ou seja, o estudo em si começou a ser feito alguns anos antes!), se lembraram de verificar esta questão e a evolução da poluição foi correlacionada com o aumento de obesidade.
Fora esta questão, sabia que o cancro da mama tem maior desenvolvimento, em grande parte das mulheres, no quarto superior da mama mais perto das axilas? Sabe que depois de algumas histologias se concluiu que a absorção cutânea naquela zona da mama é bem superior aos outros 3/4?? Pois é, aquele desodorizante que utiliza cheio de alumínio (um metal tóxico), está fortemente indicado como uma possível causa para o desenvolvimento do tumor maligno da mama😔.
E sabia que certos tipos de anemia também se dão pela quantidade de toxinas presentes no seu corpo? Isto é, a hemoglobina (hemoproteína constituinte do glóbulo vermelho) em vez de estar ocupada só com o que deveria (ferro e oxigénio), está ocupada com minerais tóxicos e por isso, sente-se mais cansada(o), prostrada(o) e posteriormente até anémica(o)!
E o Parkinson que agrava bastante e até se desenvolve com os agrotóxicos usados na agricultura? Por esta e mais umas quantas razões, aconselho a TODAS AS PESSOAS a usar, o máximo possível, agricultura biológica!
Sabia ainda que a maquilhagem está cheia de químicos que interferem com o bom funcionamento da glândula tiróide? Muitos problemas de tiróide autoimunes provêm de metais tóxicos que vamos absorvendo ao longo do tempo. Por isso, aconselho a todas as MULHERES que se maquilhem livre de metais tóxicos. Para isso (e para não colocar mais artigos científicos tornando este artigo muito maçador), apenas recomendo que clique aqui e veja a reportagem da RTP sobre estes produtos que deu tempo de antena a algo que já venho a referir há tanto tempo.
Ainda assim, deixo aqui a lista dos ingredientes que deve deixar de lado nos seus cosméticos e de todos os produtos que a sua pele absorve:
Imagem de: https://www.rtp.pt/noticias/pais/formulas-toxicas-os-quimicos-perigosos-que-os-cosmeticos-escondem_es1197154

E muito mais poderia escrever aqui, desde os peixes que consomem e morrem com os microplásticos que se deitam nos rios e mares e nós  que consequentemente os ingerimos, acumulando no nosso organismo. Desde os POPs (Persistent Organic Pollutants) que são utilizados nos cosméticos, produtos do dia-a-dia, alimentos para animais, alimentos para humanos e tantos outros que entram no nosso organismo sem nos apercebermos. Assim sendo, é importante adoptarmos uma atitude sustentável para melhorar a qualidade dos nossos alimentos no futuro e consequentemente diminuir a incidência actual de patologias mas também é importante optarmos por alimentos biológicos e sazonais (principalmente de origem europeia), uma vez que o nosso corpo já está intoxicado e nem sempre uma coisa se coaduna com outra. Então o que fazer? "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?" Eu cá prefiro optar por alimentos biológicos e adoptar um estilo de vida com mais escolhas sustentáveis. Se todos nós fizéssemos isso, tenho a certeza que o impacto ambiental do transporte dos alimentos biológicos iria ser muito menor uma vez que já não existiriam tantos outros para entrar na equação...acredita que é possível?

EU ACREDITO!👊👐💪
A autora não usa o acordo ortográfico. 

Comentários

Mensagens populares