Carnes e Biomagnificação, sabe o que é?

Meu/minha querido(a) leitor(a), muitos dos meus artigos acabam por relacionar a poluição em que vivemos actualmente com a nossa alimentação diária. Assim, parece-me importante esclarecer que não apenas os vegetais e frutas devem ser escolhidos com o cuidado de serem de origem biológica mas principalmente as carnes!
Passo a explicar, os vegetais e frutas de cultivo intensivo e recurso (muitas vezes exagerado) de pesticidas, já se sabe que estão associados graves problemas quer na saúde do planeta, quer na saúde humana e animal (clique aqui e aqui para ler dois artigos referentes a este tópico). É então a pensar na NOSSA SAÚDE, através da saúde animal que escrevo este artigo.
Sabe o que é a biomagnificação? É o aumento da concentração de contaminantes nos tecidos vivos à medida que se avança nos níveis tróficos da cadeia alimentar. E como é difícil escrever a definição de biomagnificação sem todo este palavreado, aqui deixo uma imagem ou não fosse uma imagem valer mais do que mil palavras😉.
Ou seja, comer animais do topo da cadeia, torna-se um risco maior no que respeita à concentração de contaminantes.
Mas como posso evitar?
De duas formas, optando por comprar alimentos com certificação biológica e tendo uma postura de vida mais ecológica. Pense comigo, a partir do momento que coloca químicos nos seus esgotos (que nem todos são filtráveis pelo tratamento das águas), está a contribuir para comer carne contaminada pela transmissão dos contaminantes ao longo da cadeia alimentar e somos nós humanos que estamos no topo! Recorde-se que essa água irá para os rios, regas, terrenos, vegetais e consequentemente animais. Outro detalhe interessante (quer nos animais, quer nos humanos), é o facto de estes contaminantes terem mais propensão para se acumularem no tecido adiposo (gordura). Lembra-se daquela carne cheia de gordura que tanto adora? Pois, agora pense duas vezes se não irá preferir agora escolher melhor a sua carne...
Assim, cria-se, e agora tendo o/a leitor(a) uma ideia mais clara sobre a contaminação, a extrema importância de optar por animais que tenham tido uma alimentação sem uma alimentação baseada em OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).

Fica o desafio...😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares