Arroz de Tamboril

Confesso que em pratos de peixe, ADORO partilhar pratos mais típicos que reflitam a nossa cozinha tradicional e saudável. Como tal, hoje é dia de partilhar esta maravilhosa receita da "Petiscana". Vamos então a isso!
Passo a citar:

"
Ingredientes:
→ 1kg de tamboril em postas
→ 250g de camarão
→ 1 cebola
→ 2 dente de alho
→ 1 tomate grande
→ 1 fio de azeite
→ 1 folha de louro
→ Sumo de 1 limão
→ 1 raminho de tomilho fresco
→ Sal e pimenta a gosto
→ 1 + 1/2 chávena de arroz agulha
→ 5 chávenas de água
→ 1 raminho de coentros

Modo de Preparo:
1) Começar por preparar o tamboril, dispondo-o numa travessa, temperando com sal e pimenta a gosto, o sumo de limão, 1 dente de alho descascado e picado e o tomilho. Reservar.
2) Num tacho grande, colocar a cebola descascada e picada, o azeite e a folha de louro e levar a refogar até que a cebola fique translúcida. Juntar então o outro dente de alho descascado e picado e o tomate descascado, sem sementes e picado finamente. Deixar refogar mais um pouco para que o tomate perca alguma da sua água.
3) Adicionar o peixe, previamente temperado, os camarões e deixar cozinhar juntando água, pouco a pouco, consoante seja necessário, cerca de 15 minutos em lume médio. Quando o peixe e o camarão estiverem cozinhados, retirá-lo para uma travessa, e no tacho juntar as 5 chávenas de água, sal e pimenta a gosto e deixar ferver. Nesse momento adicionar o arroz, e cozinhar por cerca de 15 minutos. Pouco antes do arroz estar cozinhado, voltar ao tacho o peixe e os camarões, envolvendo bem. Polvilhar com coentros picados a gosto e servir de imediato.

                                                                                                                            "



Dicas da Nutri:
🐟Agricultura biológica - Como habitual, recomendo que faça compras de uma forma consciente e por isso, a escolha de alimentos de agricultura biológica e preferencialmente, de forma ecológica (recorde-se que a forma como trata o planeta, é o resultado e forma como come os seus alimentos). O impacto de alimentos de cultivo intensivo na sua saúde ou mesmo nos seus objectivos, torna-se significativo! Pode ler aqui, aqui, aqui e aqui alguns artigos já publicados no blog sobre o assunto e vai surpreender-se!
🐟Azeite - Sempre que a utilização do azeite for para cozinhar, evite usar azeite virgem extra uma vez que irá perder suas propriedades durante a cozedura. Prefira axeite virgem.
🐟Arroz - Este alimento, mesmo que de agricultura biológica, pode ser ainda uma boa fonte de contaminação por arsénio. A vantagem de ser biológico é que, ainda assim, contém uma concentração de arsénio muitíssimo inferior aos de cultivo intensivo. Contudo, algo que deve ter presente será sempre lavar o arroz antes de o cozinhar. Prefira o arroz negro ou vermelho😉.

Votos de um Excelente apetite!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares