Bebidas Vegetais, Quais Escolher?

Olá meu/minha querido(a) leitor(a), como tem passado?
Hoje, resolvi escrever sobre as bebidas vegetais uma vez que, as perguntas em consulta e até nas redes sociais sobre este assunto são mais que muitas!
Imagem de: https://blogdescalada.com/bebidas-vegetais-uma-analise-mais-profunda-sobre-esta-nova-moda-dietetica/

Começo então por falar na designação correcta de bebida vegetal em vez de leite vegetal!
Compreendo a confusão para esta bebida vegetal ser facilmente chamada de leite vegetal afinal, este é um alimento de origem vegetal que mimetiza um alimento de origem animal e por isso, é de certa forma compreensível que, de senso comum, se acabe por chamar leite vegetal. Contudo, é de clarificar que, qualquer alimento, para ser denominado de leite ou um produto derivado do leite, significa que a sua origem está numa glândula mamária onde é produzido com a sua característica nutricional única.
Ainda assim, admito que na ciência botânica ao se descrever o tipo de seiva (exsudação) de cada planta pelo seu aspecto, isto é, branca e leitosa, translúcida e viscosa, avermelhada, de resina, etc., transpondo mais uma vez este conceito para o pensamento de senso comum, poderá induzir em erro e chamar a preparação comercializada como bebida vegetal, de leite vegetal.
A bebida vegetal, é um preparado com base na trituração do alimento em questão (aveia, amêndoa, soja…) e misturada com água logo, fica aqui clarificado que o nome correcto que se dá a este alimento é, BEBIDA vegetal, boa? Fechado?! Agora já sabe, daqui em diante, só vai chamar este alimento de bebida vegetal!😅😉
Falando agora destas bebidas, deixe-me dar-lhe a minha perspectiva enquanto profissional da área. Este preparado à base do alimento triturado e água, é muitas vezes misturado com outros ingredientes como açúcar, sal, arroz e até gordura como óleo de girassol uma vez que a gordura auxilia na homogeneização da bebida.
Esta não é uma bebida que se possa equivaler ao leite de vaca. É importante que o/a leitor(a) fique ciente deste detalhe, isto porque em termos nutricionais, apesar de cada vez mais semelhantes, a sua equivalência não pode ser feita porque no leite de vaca, o teor proteico é complectamente diferente. No leite de vaca, as proteínas são consideradas de alto valor biológico, ou seja, são compostas pelos aminoácidos essenciais (chamam-se essenciais aos aminoácidos não sintetizados pelo organismo humano e apenas obtido pela dieta alimentar).
Apesar de ser um alimento muito controverso nos dias de hoje, o leite ainda é um alimento muito complecto do ponto de vista nutricional. Apresenta um elevado valor proteico, vitamina A e D, do complexo B e minerais como o cálcio, fósforo e potássio (essenciais à saúde óssea) e os hidratos de carbono são apenas na forma de lactose e não de açúcar como em muitas bebidas vegetais. É dos alimentos com maior biodisponibilidade de cálcio.
Esta controvérsia prende-se com o facto de o leite estar a ser associado, cada vez mais, a certos tipos de tumores malignos e ainda com os tratamentos e consecutivamente, quantidade hormonal a que as vacas leiteiras estão sujeitas e claro, traduzindo no leite que ingerimos.
Assim, o consumo de leite, é muitas vezes substituído por bebidas vegetais por questões de saúde, como alergias às proteínas do leite de vaca ou intolerância à lactose ou até, eu aconselho, no caso de doentes oncológicos a evitar o leite ou por questões que se prendem com filosofias de vida e formas de estar.

Seja, qual for a sua razão, faça a escolha certa! Antes de mais, opte por fazer um exame genético de qualidade ou mesmo um acompanhamento com um Nutricionista para perceber se o leite de vaca é aconselhado para si. Depois de ter a resposta e decidir optar por bebidas vegetais ou seguir uma dieta vegetariana, saiba como escolher a sua bebida:

✅prefira bebidas vegetais à base de frutos oleaginosos (como amêndoa ou caju por exemplo) ou ainda de frutos como coco.❌ Não aconselho bebida à base de soja (por serem OGMs e com isso, houve mudança das suas características, pelo seu teor de gordura naturalmente presente e pelos fitoesteróis que podem actuar de uma forma benéfica e muito bem aplicada em alguns casos ou complectamente desadequada e como tal, só analisando em consulta conseguiria aconselhar. Se a soja for de origem biológica, já terá um impacto menor. Ainda assim, a questão dos fitoesteróis, mantém-se), à base de aveia (a aveia é um cereal e como todos os outros cereais, a sua função é dar energia e essa, consegue obtê-la de várias formas sem ser adicionar à sua taça de cereais!), à base de arroz (são boas de composição nutricional, contudo o problema do arroz baseia-se na sua contaminação por arsénio, um metal pesado. Evite o consumo desta bebida com regularidade);

✅Opte por bebidas sem adição de açúcares;

✅Prefira que sejam enriquecidas com vitaminas e minerais, o que as torna nutricionalmente mais ricas;

❌Evite listas de ingredientes com emulsionantes, espessantes (muitas vezes à base de farinhas);

✅Procure bebidas vegetais com pouco ou nenhum sal (a oferta está a aumentar neste sentido);

✅Prefira de origem biológica (quer saber o porquê? Então clique aqui e aqui para ler os artigos sobre o assunto);

✅ Procure uma lista de ingredientes apenas com água e o ingrediente que denomina a bebida (exemplo: amêndoa, coco…);

✅Quer relembrar como ler os rótulos alimentares para não se enganar a fazer estas compras? Então clique aqui e saiba tudo! 😉

✅Uma das melhores opções e se tiver essa possibilidade, é fazêla em casa no seu robot de cozinha!😀🍶
Imagem de: https://www.instagram.com/bimbyportugal/?hl=pt

E pronto, agora o/a leitor(a) tem toda a informação necessária para fazer a escolha mais acertada no que toca à sua bebida vegetal. Ainda assim, se possível, aconselhe-se com o/a seu/sua Nutricionista e informe-se de qual a escolha mais adequada ao seu caso!

Votos de boas bebidas, bons cozinhados e de BOAS escolhas!🌾🍶😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares