Quero Deixar de Fumar, Qual a Alimentação Mais Adequada?

Cada vez mais, os fumadores ao quererem deixar de fumar, procuram saber como poder ajustar a sua alimentação quer para atenuar os sintomas de privação, quer para evitar aumentar de peso (um factor que assombra e aterroriza a maior parte dos pacientes com estes objectivos).
Imagem de: https://www.alimente.elconfidencial.com/bienestar/2020-05-31/alimentos-dejar-fumar_1616132/

Então e como o poderá fazer? Bem, na verdade, como já escrevi sobre este tema aqui no blog, sugiro que comece com a leitura sobre as vantagens de deixar de fumar, mas, ainda mais interessante, sobre o impacto que isso vai tendo no corpo de hora para hora, acho que se vai surpreender😉. Clique aqui para ler o artigo.
Depois de ler o artigo (sim, é para ler mesmo e não para "saltar etapas"), comece por perceber a "parte dura" do processo e o que a falta de nicotina vai fazer:
👆 Aumentar o apetite. O nosso cérebro contém uns receptores químicos chamados de "receptores nicotínicos" cuja função será permitir a entrada de determinados iões nas células. A Nicotina, liga-se a estes receptores. A questão é que estes receptores só dão entrada aos iões quando há presença de alguns neurotransmissores como é o caso da serotonina e dopamina que são sintetizados com a ingestão de algumas comidas. Assim, a reacção do corpo/cérebro é aumentar, o máximo possível, a presença destes neurotransmissores logo, a tendência será para aumentar o número de vezes que põe comida na boca (claro, associado ao hábito do gesto);
👇 Diminuir a velocidade do seu metabolismo basal. Com a presença constante de nicotina, o organismo tem de gastar mais energia apenas para manter as funções básicas a funcionar num estado de repoiso. Sem ela, o dispêndio energético é menor levando a uma maior tendência para aumentar o peso através de uma maior reserva de gordura (e sim, há soluções para isto!!!).

E como aplicar na prática uma alimentação mais adequada a esta fase?
Bem, em primeiro lugar dever ler o artigo que também já escrevi, em tempos, sobre este assunto. Tem lá passinho por passinho😉. Clique aqui para ler o artigo.
E agora que já leu o último artigo sugerido, faz sentido alertá-lo(a) ainda para o seguinte:
👉 Faça um planeamento semanal das suas refeições. Vai sentir mais fome e vontade de comer e por isso, ter já os seus lanches e refeições principais previamente pensados, facilita e muito para não cair na tentação todos os dias! Dica: faça alimentações que lhe dê prazer e saborosas (claro que leva tempo, o paladar vai alterar e com isso, a sua percepção dos alimentos também);
👉 Evite entrar em dietas restritivas. Ver o corpo a aumentar a sua dimensão é logo motivo para "fechar a boca". Dietas muito restritivas só vão aumentar a sua gula, voracidade, necessidades vitamínicas e de minerais e perda de massa muscular e com o tempo, regresso ao tabaco.
👉 Consulte um Nutricionista. Ter conselhos de um profissional de saúde desta área específica, faz a diferença nas tais refeições pensadas previamente até porque aí, serão pensadas para o SEU caso e necessidades e não apenas de forma genérica. Procure alguém que lhe diga o que precisa de ouvir, não apenas o que quer!
👉 Distinga entre fome e vontade de comer! A vontade de comer aumenta, principalmente, nos primeiros dias e vontade de comer não é nada mais do que fome emocional. Sente fome? Então primeiro faça o teste, beba um bom copo com água (por vezes a desidratação ligeira dá sintomas semelhantes à fome), espere 15 minutos e se não sentir o estômago a "falar" consigo, então era fome emocional.
👉 Aposte em alimentos saciantes. Alimentos ricos em fibras e proteicos e boas gorduras podem ser uma hipótese.
👉 Evite refrigerantes e bebidas com cafeína. O café que provavelmente bebe já é o suficiente para estimular o seu Sistema Nervoso Central e com ele até algum nível de ansiedade. Reduza no resto. Se não bebe café, perfeito! Evite os outros.
👉 Seja uma pessoa fisicamente activa. A actividade física diminui a ansiedade logo, vontade de comer e fumar além de que o/a ajuda a equilibrar essa desaceleração no metabolismo😉.

Pronto para começar ou recomeçar essa batalha?
Então vamos láááá!!! (Ainda assim, relembro que não a precisa de a enfrentar sozinho(a), estou a um clique de distância!)

Votos de um óptimo percurso!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares