Dia Mundial Sem Tabaco

Caro(a) leitor(a), já todos nós sabemos que fumar faz mal mas, sendo hoje (31 de Maio) uma dia que é celebrado, todos os anos, desde 1988 sendo que a iniciativa começou em 1987, parece-me pertinente relembrar alguns factos.
Vamos então falar de números. Apesar de, hoje em dia, com todas as leis aplicadas, o número de fumadores e/ou a quantidade de tabaco fumado reduziu, sabia que o tabagismo passivo mata cerca de 600 mil pessoas, vítimas de complicações derivadas do tabaco??
Por isso caro(a)fumador(a), não reclame quanto tiver que andar muito para chegar à zona permitida de fumadores ou mesmo se o único espaço possível é o exterior. Pense na sua família e nos outros.
Sabia que cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa? Pois é, 31% das mortes devem-se ao fumo passivo de crianças e sabe o porquê deste número tão elevado? Também porque as crianças expostas ao fumo do tabaco, têm 2-3 vezes maior probabilidade de virem a ser fumadoras do que as não expostas começando a fumar mais cedo.

1 Adulto em cada 10 morre devido ao tabaco. O tabaco ainda é das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos morrem cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco.
Conclusão, sente-se mais cansado(a)? é normal! A proteína encarregue de transportar oxigénio no seu sangue para levar aos tecidos, está carregada de substâncias do tabaco e consequentemente a oxigenação do seu corpo não é feita da mesma forma (e quem fala em cansaço, fala em complicações cardiovasculares).
E agora com assuntos dentro dos acontecimentos, sabia que estudos feitos durante esta pandemia COVID, provaram que os fumadores têm um maior risco para um caso severo de COVID?
Imagem de: http://www.cienciaviva.pt/covid19/

E agora quer saber, em termos temporais, os benefícios de deixar de fumar? Aqui vai:
Sabia que os benefícios de deixar de fumar começam logo umas horas depois?
Em 2 horas, a sua pressão arterial, batimento cardíaco e circulação começam a normalizar.
Em 24 horas, o risco de doenças cardiovasculares (principalmente cardíacas) começa a decair.
Entre 1-3 meses, de um novo estilo de vida, os seus pulmões começam a ficar mais "limpos" ficando mais fácil respirar e pode dizer adeus a sentir-se cansado ou aparentemente desmotivado mas comece por objectivos mais fáceis como caminhar por exemplo.
A meio do seu primeiro ano, entre os 3-9 meses, os seus pulmões já deverão estar a desempenhar as suas funções em pleno diminuindo, aquelas tosses características de tabaco, consideravelmente.
Após o seu primeiro ano, CELEBRE! Nesse tempo, já conseguiu reduzir o seu risco de doenças cardiovasculares em 50%!😀🙌🙌
E os benefícios não param por aqui! A cada ano que passa, os danos causados pelo tabaco vão sarando e recuperando, permitindo-o(a) viver mais anos e com melhor qualidade de vida!
Haverá melhor que isso?!😀

Faça por si, faça pelos seus!🚭💚

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares