Pré e Probióticos, Uma Confusão!

O tanto que as pessoas falam de probióticos, mas que na verdade pouca ideia têm sobre o que são. Entretanto, há uma confusão generalizada entre os pré e probióticos e o que os destingue. Pois bem, não se confunda mais, a SUA Nutri está aqui para o/a orientar😊😉.
Começo então por falar naquilo que é nosso e nos pertence, os nossos intestinos! Sim, não sei se tem ideia, mas os nossos intestinos são compostos por 10 000 000 000 000 a 10^14 microrganismos e com uma grande diversidade de espécies. Ao somatório de todos estes microrganismos (bactérias, fungos, vírus, arqueias e outros) que colonizam determinado local (pele, vagina, via oral, sanguínea...), dá-se o nome de flora ou nos dias de hoje, microbiota e neste caso, a tão famosa flora intestinal.
Imagem de: https://www.ecosia.org/images?q=probi%C3%B3ticos#id=F95FAA116BBB7A9539FB56E29E0845C2D2D0D911

Assim, são denominados de probióticos aos microrganismos vivos que contribuem para uma microbiota saudável.
As fontes de probióticos podem vir da alimentação como iogurtes (preferencialmente sólidos) e alimentos fermentados como os feitos a partir do kefir, como podem vir através de suplementos alimentares, onde a diversidade de estirpes dos microrganismos e mesmo a quantidade se torna mais rigorosa.
Sobra-nos então os prebióticos e estes entram num conceito mais simples depois do já explico, isto é, não são nada mais, nada menos que o alimento destas bactérias. Ou seja, os prebióticos são alimentos, normalmente fibras (a estrutura química das fibras agrega-se à família dos hidratos de carbono, mais concretamente frutooligosacáridos e inulina) e como qualquer bom hidrato de carbono, servindo de substrato energéticos para os microrganismos do nosso tracto intestinal.
Assim, boas fontes de prebióticos são os vegetais, cereais, leguminosas e até alguns frutos e sementes oleaginosas.
Muitas são as causas de disbiose (alterações no equilíbrio da microbiota), desde de stress (clique aqui para ler o artigo sobre o assunto) à dieta da mãe durante a gestação e amamentação, o tipo de parto de nascimento, se o bebé foi amamentado ou se ingeriu fórmula, a alimentação, a própria higiene (quando excessiva), o uso recorrente de medicamentos (antibióticos por exemplo), xenobióticos (emulsionantes, adoçantes...), a sua genética e ainda as possíveis alterações no seu ciclo circadiano (se não sabe o que é, clique aqui e leia tudo sobre este assunto).
Escusado será dizer que alterações na sua microbiota, vão dar origem a alterações causadas na sua saúde física e até emocional por isso, mais uma razão que TER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVELA é a chave para o sucesso e não apenas pensar nos alimentos de forma isolada!😉
Agora que já tem toda esta informação do seu lado, faça uma alimentação adequada e equilibrada no que toca a alimentos pré e probióticos e preserve a saúde do seu intestino que assim, a sua saúde geral estará preservada também😊.

Votos de BOAS escolhas e claro, muita SAÚDE!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares