Stress e Intestinos, Saiba Porque Deve Combater o Stress Todos os Dias!

Em todas as consultas faço a pergunta, "como faz a sua gestão de stress diária?" e a resposta que obtenho é sempre, mas sempre "não faço". Pois é, se existe alguma prioridade na nossa SAÚDE, ter uma mente sã é uma delas.
Com certeza já ouviu dizer ou até já leu, que "os intestinos são o nosso segundo cérebro" e como "uma imagem vale mais que mil palavras", deixe-me comprovar esta frase com a imagem abaixo.

Ora muito bem, vamos então "decifrar" esta imagem.
O intestino comunica com o cérebro através do nervo vago (vias aferentes), por vias neurológicas, metabólicas (através de algumas substâncias produzidas como derivados do triptofano, um constituinte da serotonina - hormona da felicidade/bem-estar), hormonais (regulação do cortisol) e vias imunológicas (regulação de inflamação e citocinas - substâncias produzidas pelos glóbulos brancos que combatem inflamações/corpos estranhos).
Assim, o intestino consegue afetar o cérebro alterando o comportamento, o grau de inflamação do intestino, mudar o estado de doenças inflamatórias intestinais ou até o estado de depressão e ansiedade.
No entanto, é de ressaltar que o cérebro também comunica com o intestino (vias eferentes), mas o interessante é que apesar de o nervo vago ter fibras nervosas nos dois sentidos, 90% delas são aferentes e apenas 10% são eferentes. Ou seja, em cada 10 fibras nervosas do nervo vago, 9 comunicam dos intestinos para o cérebro e apenas 1 do cérebro para os intestinos. É então, uma comunicação dupla, mas o facto é que o cérebro recebe muito mais informação sobre o que se passa nos intestinos do que ao contrário.
Então agora o/a leitor(a) deve-se estar a perguntar "então se assim é, por muito que eu evite o stress, estou sempre encurralado(a) porque não tenho controlo sobre o que os meus intestinos enviam para o cérebro??!!"
Imagem de: https://www.ecosia.org/images?q=c%C3%A9rebro%20intestinos#id=17C08093CC2C74B9F19F2975876EDB97380BE76F

Aí é que está!!! Sabia que 90% da hormona serotonina é produzida nos intestinos? Esta serotonina é a já conhecida por a maior parte das pessoas como a "hormona do bem-estar e felicidade" e quando se fez esta descoberta, foi aí que se apercebeu que muitas das nossas emoções são produzidas nos intestinos e não apenas no cérebro como antigamente se pensava. Percebe agora porque falo sempre num ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL e não em apenas num único factor? Tudo está relacionado com tudo!!!
É importantíssimo ter uma alimentação adequada para que a sua flora intestinal seja equilibrada e assim se mantenha, gerando assim boas emoções e sentimentos.
Mas e onde é que entra aqui a necessidade de uma gestão de stress diária?? Bem, a diferença entre um ESTILO de VIDA e uma medicação é que num altera-se apenas uma via de mecanismo no seu organismo e noutro, alteram-se milhares de células, logo vários mecanismos. 
Ao fazer uma gestão de stress diária, permite que possíveis alterações à sua flora intestinal sejam reequilibradas ou amenizadas e por consequência, o equilíbrio entre as bactérias dos seus intestinos exista, logo mais felicidade. Afinal, esta ligação entre o cérebro e os intestinos, é sempre uma ligação de duplo sentido!😉

Faz sentido? Agora que percebeu como este mecanismo funciona, toca a arranjar uma forma de escape ao stress que não se fique apenas pelas três vezes por semana😉.
Para algumas ideias de como combater o stress clique aqui.

Até breve!!!😀

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares