Dia Mundial da Hipertensão

Todos os anos esta comemoração se repete a 17 de Maio e começou em 2005. A ideia é alertar as pessoas das implicações e do impacto que uma aparente inofensiva patologia tem no organismo humano, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) por exemplo.
Durante a minha prática clínica, a sensação com que fico muitas vezes é que esta é uma patologia encarada com uma certa normalidade e deixe-me que lhe diga que estar mais perto de ter um AVC, tromboflebite ou até um enfarte do miocárdio, não tem nada de normal!!!
Passo então a explicar o que se entente por hipertensão arterial.
Aprenda a prevenir e a controlar a hipertensão arterial - A ...
Imagem de: https://www.pombaljornal.pt/afinal-o-que-e-a-hipertensao-arterial/

Trata-se de uma elevação, persistente ou seja de forma crónica, de tensão ou pressão nas artérias, exercida pelo sangue, acima de determinados valores estabelecidos como normais. 
A tensão sistólica mede a força (ou pressão exercida por) com que o coração contrai e expulsa o sangue para o corpo e a diastólica refere-se à pressão quando o coração relaxa.

  Tensão Arterial Sistólica ("máxima") mmHg Diastólica ("mínima") mmHg 
 Baixa <90 <60
 Ideal <12 <80
 Pré-HTA 130-139 85-89
 Alta (HTA) ≥140

≥90 
                                                                    Existem várias causas para esta patologia e o estilo de vida tem, em grande parte, uma participação bem pesada nesta patologia. Não tem causa conhecida, é a forma mais comum da elevação da pressão arterial e está associada a factores que aumentam a probabilidade de a desenvolver. Sedentarismo, uma alimentação desequilibrada e de pouca qualidade nutricional e stress pesam bastante na balança de factores de risco.
Podem ainda existir outras causas que desenvolvam esta patologia que derivam de patologias renais, hormonais, diabetes, apneia de sono e até na gravidez, mas lá está, a incidência desta patologias derivada destas causas é bastante menor (cerca de 5% dos casos).

Então e como pode a alimentação ajudar?
Em caso de pessoas com excesso de peso ou obesidade, a prioridade é seguir uma terapêutica nutricional aconselhada por um Nutricionista uma vez que, não só pelos riscos acrescidos desta doença, como também pela pressão exercida pelas células adipócitas (de gordura) nas artérias.
Após atingir o nível de gordura corporal adequado à faixa etária e fisionomia através de uma alimentação e estivo de vida adequados,  equilibrados e saudáveis, aí sim. Se a pressão arterial se mantiver elevada, será necessário readequar a alimentação novamente.
E então com a composição corporal adequada, como deverá ser feita a alimentação?
Na verdade, deverá ter em conta vários factores mas o mais comum e primário será efectivamente a redução do sal (poderá ver aqui qual o sal mais adequado e alternativas ao sal clicando aqui). O sal proporciona uma maior retenção de líquidos e com ela maior pressão nas artérias e maior dificuldade na drenagem no sistema linfático.
 
Outra redução essencial é claramente todo o açúcar adicionado na alimentação. Na alimentação de hoje em dia, fornecer açúcar em excesso ao nosso corpo é muito fácil e o açúcar quando em excesso, é convertido em gordura, gordura esta que acaba muitas vezes por ser depositada no interior das artérias aumentando assim a pressão nas artérias e diminuindo o fluxo sanguíneo.
Os alimentos ricos em gorduras saturadas têm o mesmo desfecho do que os açúcares convertidos não contribuindo para uma boa saúde arterial.
Por fim os alimentos ou uma alimentação pobre em nutrientes essenciais, impede o óptimo desemprenho do nosso organismo e assim a eliminação de componentes tóxicos gerados pelos metabolismos e redução de inflamação, não acontecem da mesma forma aumentando a probabilidade de doenças cardiovasculares com deposição de placas de gordura (aterosclerose) nas artérias.
Imagem de: https://www.bancodasaude.com/noticias/placas-ateroscleroticas-desaparecem-com-diminuicao-de-colesterol/

Com tudo isto, já sabe! Coma muita fruta, vegetais, equilibre as quantidades de carne que possivelmente estarão em excesso, exercite a mente através de uma boa meditação ou faça um retiro, tire umas férias...algo que faça sentido para si e que ajude a aliviar esse stress acumulado e exercite também o corpo! ;)

SEJA FELIZ e SAUDÁVEL! =)

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares