Proteínas, Hidratos de Carbono e Lípidos. Afinal para que servem?

Caro leitor, tanto ouvimos falar em proteínas e hidratos de carbono mas realmente o que são e para que servem?
Após tanto ouvir as pessoas falarem nestas macromoléculas (e muitas vezes erradamente), resolvi escrever sobre este tema para acabar com as confusões dos termos técnicos e respectivos conceitos. Vamos por partes.

Em primeiro lugar, é importante perceber o que cada uma destas macromoléculas é. Comecemos pelos hidratos de carbono.
De forma simplista, os hidratos de carbono são açúcares. Dentro dos açúcares temos três tipos: os complexos, os simples e as fibras (estas últimas são ligeiramente diferentes devido às sua constituição e consequente interacção com o organismo). A função destas macromoléculas é simples, fornecer ENERGIA! Der por onde der, o cérbero e os músculos (que na verdade são aqueles que comandam as nossas funções básicas) só se "alimentam" de AÇÚCAR (o que no termo químico designamos por glucose/glicose).
Que alimentos são hidratos de carbono?
Fruta, tubérculos (os restantes vegetais também o são mas pela sua pouca capacidade energética, são considerados que os seus hidratos são desprezíveis), cereais (e este grupo engloba muitos alimentos. Tudo o que deriva de cereais como o pão, tostas, galetes...), leguminosas, doces (mel, compotas) e por norma alimentos processados como a pastelaria que é um conjunto de todos estes hidratos de carbono.
Ora e os lípidos? os lípidos são as conhecidas gorduras e elas servem para quê? Além de um papel fundamental na constituição de hormonas, sistema imunitário e actividade cerebral, RESERVA!!! Sendo que estas são as que mais calorias têm associadas (unidade que mede a energia produzida), quando pensar em gorduras, pense em sobrevivência das espécies! Sim, esta energia só é utilizada em último caso! Exactamente por ser a macromolécula com mais energia, é aquela que é guardada para o caso de falharem as outras opções.
Nas gorduras também há subgrupos que se caracterizam pelo seu grau de saturação química e consoante essa saturação eles tornam-se benéficos ou maléficos para o seu organismo.
Que alimentos são os lípidos?
Azeite, frutos oleaginosos, manteigas, cremes vegetais, óleos.
Falando por fim das proteínas, a sua função é estrutural. Isto é, são as proteínas que suportam o corpo uma vez que são elas que formam o músculo, os ossos, a pele, os orgãos, as cartilagens...
Que alimentos são proteínas?
Carne, peixe, ovos, alguns queijos e ainda existem algumas proteínas vegetais (mais direcionado para vegetarianos) mas quanto a esse subtema, fique atento aos próximos "capítulos"😉
Conclusão, se está a tentar reduzir a sua gordura corporal, não vale a pena eliminar o consumo de hidratos de carbono porque a reacção que vai ter do seu corpo será, por mecanismo de defesa, criar fontes de açúcares que permitam fornecer energia ao cérebro e ao músculo para que continuem a trabalhar (poderá saber o mecanismo no artigo que publiquei sobre a alimentação e o treino. Mesmo que não esteja a ter alguma actividade física actualmente, o seu corpo precisa sempre de usar os músculos para se movimentar😉). Poderá sim, ter que os reduzir e reajustar as quantidades e respectivas proporções com as proteínas e os hidratos de carbono.
Também não interessa começar a comer alimentos enriquecidos em proteína porque assim que entrar em excesso de consumo, o corpo elimina ou acaba por contribuir para o metabolismo lipídico e assim reserva de gordura.
Ou seja, para que a gordura seja utilizada como fonte energética, sendo que o corpo só a utiliza num estado de repouso, é preciso que as alternativas à produção de açúcar pelo corpo estejam perto de esgotar por isso, não corra o risco de ficar mais leve através da perda de massa muscular e sim através de gordura dando ao corpo tudo que ele precisa, isto é, "de tudo, um pouco".😀🍙🌾🍖🍳🍅🍤🍊

Votos de bons e duradouros resultados!



A autora não usa o acordo ortográfico.







Comentários

Mensagens populares