Domingo de Páscoa

A Páscoa sendo uma celebração religiosa, comemora a ressurreição de Jesus Cristo daí poder também ser chamada de Domingo da Ressurreição.

A Páscoa tem uma data móvel onde foi estabelecida como o primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio da primavera (a chamada lua cheia pascal).

Sendo a Páscoa mais uma tradição em torno da mesa, parece-me interessante falar ao leitor de como começou a tradição de ser comer cabrito/borrego neste dia.
Pârakh (Páscoa) que significa "passar ao lado", já é tradição de há muitos anos. A história da Páscoa iniciou-se com os hebreus e o fim da sua escravidão. No Egipto, os hebreus sofriam maus tratos e torturas por ordem do faraó. Moisés, fazendo parte deste povo, foi incumbido por Deus de libertar o seu povo, tarefa que aceitou e foi então à presença do faraó. Daí para a frente, a vida dos hebreus tornou-se um martírio, até que Deus puniu o Egipto com terríveis pragas. Com todas as pragas enviadas por Deus, o faraó manteve-se irredutível e não mudava a sua decisão. Foi então que Deus enviou a praga mais violenta de todas: a morte de todos os primogénitos do Egipto.
Os hebreus foram avisados para imolarem um cordeiro com um ano e com o seu sangue deveriam pintar os umbrais das portas para que o anjo da morte, poupasse aquelas casas e as suas famílias. O cordeiro deveria ser assado e comido. Seria uma noite memorável e chamar-se-ia pârakh (passar ao lado).
Todos os primogénitos morreram, nem o filho do faraó foi poupado e este, finalmente, na sua dor, mandou chamar Moisés e mandou os filhos de Israel saírem do reino.
Os hebreus, temendo que o faraó voltasse a considerar, pegaram apressadamente nos seus pertences e nas masseiras com massa de pão por levedar e partiram. Era o fim da escravidão💚.

Na Páscoa Cristã, a Páscoa tem os mesmos símbolos de vitória da vida sobre o sofrimento, a dor e a morte. Jesus foi crucificado, morreu e ressuscitou.
Tal como o sangue do cordeiro salvou da morte os judeus, assim Jesus Cristo com a sua morte livrou o pecado da humanidade. Por isso, é chamado o cordeiro de Deus.
Então e os ovos da Páscoa, de onde surgem?
O ovo é a representação da vida, esperança e imortalidade (até o Universo começou com um ovo!) e depois da morte de Jesus Cristo, começou a ser utilizado pelos Cristãos como lembrança da Ressurreição e no século XVIII, a igreja adoptou-os como símbolo da Páscoa.

Em França, a tradição varia de região para região mas acredita-se que os ovos teriam sido trazidos por uma lebre, galinha, galo ou cegonha. Tanto em França como na Bélgica, os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-feira  da Paixão e o Domingo de Páscoa. Diz a lenda que os sinos voam para Roma para irem buscar os ovos benzidos pelo papa até à Páscoa e, no caminho de volta, deixam cair ovos nos jardins onde as crianças os vão encontrar.
Os ovos naturais que se ofereciam na Páscoa foram substituídos pelos de chocolate, certamente por causa do desenvolvimento da indústria do chocolate por volta de 1829 mas existem várias versões para a substituição.
Há cerca de 200 anos, os ovos da Páscoa eram de porcelana e pintados à mão.

Então e as amêndoas, qual a razão?
A amêndoa é hoje um dos símbolos da festa pascal e estão ligadas à troca de lembranças. Antigamente dava-se o folar da Páscoa no entanto, essa tradição tem vindo a ser trocada por outras prendas, sendo a oferta de amêndoas a principal e sendo que, na mesa do dia de Páscoa, esta guloseima, nos dias de hoje, está sempre presente.
A amêndoa durante a Páscoa, simboliza também os ovos de Páscoa, que por sua vez significa nascimento e vida, logo estará associado à Ressurreição de Jesus Cristo.
Agora que já sabe sobre todas as tradições da Páscoa, a refeição do Domingo de Páscoa, é uma festa familiar em que normalmente se prepara um cordeiro ou cabrito no forno, acompanhado por um bom vinho e comem-se os tradicionais folares e restante  doçaria, sem esquecer, é claro, as amêndoas! Faça o seu almoço de família, se tiver crianças, faça uma caça aos ovos, coza um ovo e decore-o com os mais novos. Troque amêndoas com os seus familiares e amigos ou até mesmo um folar!
Escolhas?! Amêndoas de chocolate negro, cabrito acompanhado de legumes variados e folar com poucos açúcares, consegue? Fica o desafio, afinal...são nestas alturas que se vê se tem um ESTILO de VIDA SAUDÁVEL!

Uma FELIZ e Santa PÂRAHK!!!😉🍫🐰



A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares