Dia Mundial da Osteoporose

E que dia é hoje?
É o dia em se faz chamar à atenção sobre a osteoporose e as suas consequências a nível mundial.
Ora, o dia de hoje celebra-se, todos os anos, no dia 20 de Outubro e esta é uma doença que afecta a estrutura óssea tornando-a cada vez mais frágil. Pessoas com esta condição, têm uma grande probabilidade de fractura óssea e esta doença incide-se principalmente nas mulheres pós-menopausa e na generalidade, quer homem, quer mulher, acabam por ter algum receio de quedas. Receio este que se vai tornando constante... e sabia que a alimentação tem um papel fundamental?!
No entanto, antes de lhe falar na alimentação deixe-me explicar que os ossos que constituem o corpo humano são de constituição porosa, contudo, chama-se osteoporose a um aumento dessa porosidade, que leva a uma redução da resistência dos nossos ossos, tornando-os mais vulneráveis a fracturas como já referido acima.
O osso é constituído por minerais , dos quais se salienta o cálcio e por matéria orgânica rica em proteínas, entre as quais se destaca o colagénio (proteína mais abundante do nosso organismo).
Entre os 20-30 anos é atingido o auge em termos de massa óssea a que se chama capital ósseo mas a partir dos 40-45 anos, vai diminuindo de uma forma contínua. Após a menopausa, a mulher sofre, de uma forma abrupta e rápida, desta diminuição e assim, é considerada uma doença da mulher já que há, por isso, uma maior incidência no género feminino.
Por vezes, a osteoporose pode ser acelerada por certas doenças ou medicamentos (por exemplo, corticoesteroides, anti-inflamatórios, medicação usada na asma). Fumar, ter um estilo de vida sedentário, excesso de bebidas alcoólicas e uma alimentação pobre em cálcio e vitamina D, aumenta o risco de osteoporose.
Imagem de: https://static.medicoresponde.com.br/imagens/img/os/te/osteoporose_c.jpg

Relativamente à alimentação,
👉No que toca a ingerir alimentos ricos em cálcio é um bom complemento para a sua saúde óssea independentemente da sua idade. Algumas bebidas e comidas são fortificadas em cálcio e vitamina D.
👉Peixes como o salmão, atum e arenque (preferencialmente sem serem de viveiro), óleo de fígado de bacalhau e ovo, também contêm vitamina D que ajuda na absorção do cálcio;🐟
👉Vegetais de folha verde fornecem magnésio que auxilia na manutenção de um osso saudável;
👉Opte também por alimentos com vitamina C, como morangos ou sumo de tomate, uma vez que potencia a absorção do colagénio presente nos alimentos;🍓
👉Reduza as comidas com sal;
👉No que respeita à cafeína, esta poderá causar uma diminuição na absorção de cálcio mas se não beber mais do que três cafés por dia, o impacto é mínimo(veja o artigo sobre o café, clique aqui). O mesmo raciocínio segue para os chás e cereais em maiores quantidades que as recomendadas.☕
Esta doença ainda não é reversível mas já há um grande avanço nos estudos e medicina nesta área, de forma a reduzir ligeiramente a perda de massa óssea.
Mais uma vez, a alimentação tem um papel fulcral no nosso bem estar!

PREVINA esta doença, coma bem, mexa-se mais e tenha um ESTILO DE VIDA SAÚDÁVEL pela SUA SAÚDE!💚

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares