Dia Internacional do Café

Meu/minha estimado(a) leitor(a), ainda duvida se deve beber café? Então leia com atenção😉☕.
Hoje, 14 de Abril, o café é o centro das atenções! E como há-de não ser se este alimento faz parte de vários momentos da nossa vida? Desde o mais rotineiro ao mais especial, combinado ou sozinho, o café é algo que se torna o centro das atenções até como desculpa para se passar bons momentos com amigos!😉
Apesar desta data ser celebrada mundialmente todos os anos, a sua origem é desconhecida mas saiba que pode repetir a sua celebração a dia 1 de Outubro. Pois é, parece que em 2015 a Organização Internacional do café e os seus 74 Estados membros e 26 associações cafeteiras decidiram celebrar o primeiro dia oficial nesta data mas o dia 14 de Abril já ficou enraizado e acaba-se por fazer uma dupla celebração.
Falando agora mais concretamente sobre o café, este grão apreciado por muitos tem vindo a ser estudado há mais de um século e consigo traz vários benefícios (e alguns riscos).
Aquele café que toma diariamente, poderá reduzir o risco de diabetes tipo2, doença de Alzheimer, demência, menor incidência de alguns tipos de cancro e enfartes cardíacos.
Com apenas 8Kcal por aproximadamente 250g (sem adição de açúcar, natas ou leite) e sem gordura, está cheio de antioxidantes e pode ser uma maneira saudável de melhorar a sua saúde. Mas não abuse! Mais de 4 cafés por dia podem aumentar a sua tenção arterial, especialmente nas pessoas com tendência a ter tenção alta.
O café tem muitos benefícios provados, no entanto, não está provado que ajuda na prevenção de todos estes problemas. Todas estas declarações, são provinientes de estudos relacionados com os hábitos de café das pessoas e o seu impacto na sua saúde. Por isso, não há provas sólidas sobre o efeito benéfico do café mas é, com certeza, um alimento com grande potencial benéfico para a saúde, apenas tenha alguns cuidados e desfrute do seu café!😀☕😉
Como já mencionado, o café tem vários BENEFÍCIOS na SAÚDE se consumido em moderação (média até 3/dia) e claro, de preferência se consumido puro.
No entando, vou responder a algumas questões/ideias concretas que me costumam fazer nas consultas até com alguma frequência e pode ser que de alguma forma ajude o/a leitor(a).

1 - A cafeína causa dependência?😓
Por incrível que pareça, a resposta a esta pergunta é NÃO!
Hoje em dia, a cafeína é considerada um componente seguro. É certo que é um estimulante das células nervosas, no entanto, enquanto alguns estimulantes, como a nicotina, são considerados causadores de dependência, não é provável que se torne dependente da cafeína se a consumir em moderação. Contudo, se tiver o HÁBITO de consumo e durante um período de tempo continuado, é possível que venha a sentir a sua falta como se fosse dependente dela. Sem cafeína poderá sentir dores de cabeça, cansaço, dificuldades de concentração e até dores musculares.

2 - As mães, em fase de aleitamento, transmitem a cafeína consumida?👪🍼
Na verdade, os bebés recebem uma parte da cafeína proviniente do leite materno. No entanto, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, um café ou outro de vez em quando (entenda-se não mais do que um por dia), não tem problema para o bebé mas muita cafeína pode causar problemas como fraca qualidade no sono, um sistema nervoso mais activo, irritabilidade e até má nutrição.

3 - Diferentes tipos de café (ou até o mesmo tipo) podem ter diferentes quantidades de cafeína?☕
Sim, podem! O teor de cafeína presente no café pode variar dependendo do método de extracção, do tipo de grão utilizado e da quantidade preparada. Por exemplo, diversos graus de extracção/trituração dos grãos, pode produzir diferentes quantidades de cafeína.
Alguns investigadores no estado da Flórida (Estados Unidos da América), desenvolveram um estudo em que pediram a mesma bebida, sempre no mesmo café por seis dias consecutivos e descobriram que o teor de cafeína variava de 259mg a 564mg (sendo que 200-300mg é a quantidade considerada como consumo moderado).
Moral da história:
- O café auxilia na prevenção de doenças como a diabetes tipo2, doença de Alzheimer, demência, menor incidência de alguns tipos de cancro e também enfartes cardíacos;💓👍
- Evite ultrapassar os 3 cafés por dia (quantidade recomendada para pessoas sem qualquer tipo de contra-indicação);☕☕☕
- Se gosta, não precisa de evitar o café, apenas modere o seu consumo e desfrute o seu saboroso café...☕😉😀

Votos de um excelente despertar e claro, um óptimo dia para si!💪💓☕😊

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares