Dia Internacional da Felicidade

É verdade, existe o dia da FELICIDADE!!! E porquê? Porque ao longo dos tempos se tem vindo a perceber a importância deste sentimento para o indivíduo e mesmo para o MUNDO!
Este dia foi comemorado pela primeira vez em 2013 e foi originado por um pequeno reino budista situado nos Himalais. Este pequeno reino, no lugar de Produto Interno Bruto (PIB), tem "Felicidade Nacional Bruta"!
A proposta foi lançada à Organização das Nações Unidas (ONU) e aprovada com base na busca pela felicidade como um objectivo fundamental de cada humano.

Foi então reconhecida a importância da felicidade de forma a que as pessoas estando felizes, alcançam o bem-estar desejado e consequentemente a boa disposição e forma de estar das pessoas para com as outras, aumenta sendo um sentimento fundamental para o bem estar das e entre nações.

Sabia que Portugal é dos países com menos sentimento de felicidade na Europa? É o terceiro país com maior uso de antidepressivos!!!

Sabia também, que os alimentos são precursores de neurotransmissores (mensageiros do cérebro) e por isso, inconscientemente, ao sentir-se infeliz tem tendência para procurar esse tipo de alimentos?! Adivinhe quais? Exacto, aqueles a que se atribui o nome de "calorias vazias" por serem demasiado processados, riquíssimos em açúcar e sem benefícios nutricionais (ou se têm, são desprezíveis). Ou seja, pessoas que se sentem infelizes, têm apetência para bolos, batatas fritas, chocolates, etc. Por outro lado, pessoas que se sentem FELIZES, têm menos apetência para este tipo de alimentos.
Um ponto em comum que tenho reparado durante a minha prática clínica é exactamente as fases positivas e menos positivas das pessoas que sigo e apesar de ligeiras diferenças, todos reagimos do mesmo modo - compensação (seja ela de que tipo for). Relativamente à compensação com comida, vamos supor que entretanto, nesta fase de vida, o leitor pensa "agora estou a conseguir controlar-me!", é aí que eu intervenho e apelo à escolha de um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL.
Caro leitor, permita-me uma opinião de Nutri Amiga, faça por ter os quatro pilares essenciais à sua vida no sítio certo e permita-se SER SAUDÁVEL porque só assim vai conseguir SER FELIZ. Só assim vai poder ter o controlo nas mais diversas situações e fases de vida, só assim poderá escolher, mesmo nos tempos menos sorridentes, alimentos com melhor qualidade nutricional tendo a possibilidade, de ir dando ao seu corpo, o seu templo sagrado, aquilo que ele precisa e não mais uma das "dietas da moda"! Isto porque, infelizmente, momentos menos bons todos temos e eles estão e estarão presentes durante toda a nossa vida.
Bioquimicamente, se tiver todos os nutrientes presentes em equilíbrio (sem défices, sem excessos), a sua capacidade de "agora estou a conseguir controlar-me" torna-se maior e constante. Bioquimicamente se está FELIZ, o impacto causado pelas coisas menos boas da vida, será menor.
Sabendo disto, vai mesmo deixar que a comida o controle ou vai ser o leitor a controlar a comida?!

Aproveite este dia da FELICIDADE para meditar sobre tudo o que tem de BOM na sua VIDA, para se divertir, para estar com quem gosta, aproveitar o sol da primavera que nos faz sentir tão BEM, AGRADECER pela SUA VIDA e seja FELIZ!
BOM Dia Internacional da FELICIDADE!!!😎😍✌

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares