Chocolate e Amor, relacionados? Chocolate com adoçante? E o apetite?

Em véspera de um Dia que celebra o amor (Clique aqui e surpreenda-se com artigo sobre o Dia de São Valentim!💟😉), algumas questões se levantam e por isso, achei que poderia trazer ao/à leitor(a) umas dicas para a escolha certa deste Dia dos Namorados!
Respondendo então à questão, SiiiiiiM!!! Há um fundo de verdade nesta associação! O chocolate contém feniletilamina e serotonina que se pensa ser um estimulante sexual e desinibidor da líbido! Assim, escolha o chocolate com maior teor de cacau e níveis de açúcares baixos, 25g é o suficiente para beneficiar das suas propriedades e se deliciar!😉
Imagem de: https://foodwithameaning.com/2012/04/27/e-quando-os-morangos-se-aliam-ao-chocolate/

No que toca aos açúcares que são adicionados ao chocolate de forma a ser um dos critérios de compra, deve primeiro entender que qualquer açúcar, depois de digerido, corresponde ao mesmo número de calorias (4cal/g). A forma como é digerido e absorvido é que é diferente. Por isso, prefira o que for menos processado possível, tendo a vantagem de que os adoçantes, têm um poder para adocicar maior (para saber tudo sobre como adoçar os seus alimentos, clique aqui). Desta forma, coloca-se em menor quantidade. Evite os adoçantes artificiais como a sacarina porque esses sim, têm menos vantagens nutricionais. Um exemplo de adoçante natural é, o já conhecido, stevia. Contudo, no que toca a escolher um chocolate, vá escolhendo de forma a ir reduzindo gradualmente a quantidade de açúcar (de qualquer um deles) que este contém, mas opte por um critério de cada vez (redução de açúcar e posteriormente aumento da percentagem de cacau).
E se está numa fase em que “comer este mundo e o outro” em doces é o que lhe apetece, fique sabendo que há truques que pode fazer para a diminuição do seu apetite. A nossa sensação de apetite é gerida através de uma regulação hormonal que envolve a hormona leptina e por vezes, o nosso organismo cria resistência a esta hormona à medida que o corpo aumenta a sua quantidade de gordura. Se sente que tem sempre vontade de comer, iniba o seu apetite criando um estilo de vida diferente!
Evite alimentos que sejam totalmente refinados, como por exemplo as farinhas, os açúcares, xarope de milho, bolachas, frutose utilizada nos refrigerantes e outros produtos industrializados. Neste caso, há um aumento dos níveis de insulina (hormona que permite a entrada de açúcar nas nossas células), que levam à resistência da ação da leptina. Mas cuidado! É importante saber que as dietas restritivas, conduzem a um défice no organismo, levando-o a desequilíbrios hormonais.
Mas nem tudo são más notícias! Se começarmos o nosso dia com boas fontes de proteína, para além de estas nos saciarem, ainda nos levam também a um aumento da leptina. Por sua vez, gorduras como o ómega-3 aumentam da sensibilidade desta hormona.
E como não poderia faltar as verduras e frutas, já que estas têm papel importante no equilíbrio da leptina.
E esteja atento pois, quem tem deficiências em leptina normalmente é acompanhada por défices em zinco. Pode encontrar este mineral nos espinafres, marisco, nozes, cacau e leguminosas.
É também fundamental que descanse, relaxe, durma e tenha bom ritmo de treino para um balanço positivo de todas as hormonas produzidas no seu organismo!
Agora que já tem mais alguma informação, faça as escolhas certas e...

Seja FELIZ, SORRIA e FELIZ DIA DOS NAMORADOS (mesmo para os solteiros, mime-se neste dia também 🍫😉)!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares