Fruta à noite, posso? Antes ou depois das refeições principais?

Com os dias que correm, muita coisa se ouve. Já me chegaram a perguntar se podiam comer fruta à noite!

Caro leitor, sem querer ser indelicada, acha mesmo que é a fruta que está a contribuir fortemente para os casos de obesidade, incluindo a infantil, em Portugal? Não, não é! É tudo o resto que não está na roda dos alimentos, é tudo o resto que come em demasia ou que até restringe. Assim, antes de pensar na fruta que não come à noite porque engorda, pense no bolo "saudável" de aveia que faz todos os fins-de-semana (que não deixa de ser um bolo) ou nas barritas de cereais e fruta que compra por serem práticas entre tantas outras hipóteses que tem na sua rotina e sabe que poderia evitar dando lugar à fruta que, esta sim, pode ser uma das suas melhores amigas.
Falemos então sobre a fruta e algumas das causas que geraram estas confusões que atacam as pobres coitadas!

A fruta constitui um grupo alimentar bastante interessante. Rica em fibras, vitaminas, minerais, hidratos de carbono (calma, este são dos bons - frutose ingerida na sua forma natural) e por fim mas, de todo, não menos importante, carregada de enzimas, um detalhe fundamental.

Por ter características que só a torna positiva, a fruta é dos poucos alimentos que pode ser ingerida a qualquer hora do dia. Como assim? pergunta o leitor.

"E os açúcares à noite?"
"E depois das refeições principais engorda, certo?"
"Já uma colega sua me recomendou meia hora antes das refeições principais, é assim que deve ser, verdade?"

Uma questão de cada vez, vamos por partes!

Os açúcares à noite não fazem mal algum! No entanto, os benefícios ou malefícios destes açúcares dependem dos açúcares que escolhe. Isto é, escolher uma fruta carregada de enzimas, minerais, vitaminas e fibras, não é a mesma coisa que escolher feijão que por sua vez, não é a mesma coisa que escolher um bolo, bolachas ou chocolate.
Os doces, por razões óbvias, não são aconselhados (nem à noite, nem noutra altura do dia! Apenas como excepção e não como regra). O feijão apesar de ser um óptimo hidrato de carbono (que recomendo com regularidade), é um farináceo onde o tipo de açúcar/hidrato de carbono difere da fruta e as suas propriedades tornam o processo digestivo mais complexo e moroso, aspecto a ter em consideração nesta altura do dia. A fruta sendo composta por um açúcar onde a absorção não implica complexos processos de regularização hormonal e com propriedade que se torna facilmente digerível, é praticamente o único açúcar que recomendo à noite.
Exactamente por ser rica em enzimas digestivas, é um excelente alimento para ingerir após uma refeição, como sobremesa. Daí, desde os primórdios, se usar a fruta como sobremesa. Há hábitos que temos hoje em dia provenientes de constactações que foram sendo feitas ao longo do tempo. Uma curiosidade, já reparou que, intuitivamente, países onde se come muita carne, como o Brasil por exemplo, o abacaxi/ananás é servido com a carne? Pois é, quando isto começou a ser feito, as pessoas percebiam que se sentiam bem mas este facto deve-se à bromeleína, uma enzima presente no ananás/abacaxi que ajuda na digestao da carne. Interessante, não?

Comer antes das refeições também me parece bastante bem pois, vai ajudá-lo a sentir-se saciado e consequentemente a reduzir a quantidade de comida a ingerir durante a refeição principal.

Esclarecido? Ou baralhado?

Uma nota que deve ter em mente é que a fruta pode ser ingerida em qualquer momento, salvo situações onde está contraindicado a fazê-lo desta forma.

O que acontece, em grande parte das vezes, é que ao estar a ser acompanhado por um nutricionista, está a seguir uma terapêutica nutricional específica e naquele momento, por alguma razão, está a ser aconselhado a ingerir fruta de uma forma específica (que pode variar bastante de pessoa para pessoa ou até da própria evolução do caso).

Se não está a ser acompanhado e não tem qualquer tipo de restrição no que diz respeito à fruta, siga a típica recomendação de 3 peças de fruta por dia (sim porque tudo, mesmo a fruta, em excesso, faz mal!) e reduza os "extras". Verá que ela se tornará a sua amiga e não alvo do preconceito que tem sido!

Dica: aproveite a fruta para os dias que sente necessidade de um doce e em vez de apenas chocolate, reduza a sua quantidade e junte uma docinha e saborosa fruta.😍🍊😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom! Fico feliz que tenha ajudado de alguma forma! Este assunto é sempre alvo de controvérsia para as pessoas. Ainda bem que ficou esclarecido(a) e não baralhado(a)! ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares