Azia, Como Melhorar?

São várias as pessoas que têm azias e consequentemente dores estômago e evitam tomar medicamentos ou então, já as tiveram e neste momento não as têm por recorrerem com regularidade a medicamentos protectores gástricos. Mas qual a alimentação e escolhas que devo fazer para evitar esta condição? Afinal, estar com dores constantes no estômago, não é nada agradável nem prático para o dia-a-dia...
Imagem de: https://www.clinicaconsultamais.com.br/dores-de-estomago-dor-comum-mas-evitavel/

Em primeiro lugar, é necessário identificar em que situações se dão as azias. A hipo e hipercloridria são duas delas bastante importantes e que podem ser facilmente evitadas.
A hipocloridria, não é nada mais que a diminuição da produção de ácido gástrico (ácido clorídrico) e por isso, o pH do estômago aumenta resultando em sintomas como as azias, náuseas, eructações (arrotos) e até desconforto abdominal. Ou seja, se no seu caso, a dor é certa após comer após comer e se ao comer alimentos ácidos até sente que ajuda na sua digestão, então, é possível que esta seja a sua condição. Caso contrário, se a dor instala-se quando está em jejum e comer alimentos ácidos é um martírio, então, se ainda assim, tem azias (mais comum no caso da hipocloridria), pode estar relacionado com a condição de hipercloridria, isto é, excesso de ácido gástrico na ausência de alimentos, o que pode causar lesões na parte interna do estômago por ausência de um alimento para ser digerido.
Postas estas duas condições, a hérnia do hiato é também uma patologia muito comum que pode dar origem a azias, refluxo, eructação (arrotos) e até quem vomite e passe mal depois de comer. O que é então a hérnia do hiato, bem, comecemos pelo hiato que não é nada mais, nada menos que um "buraco" no músculo por onde passa o esófago (o diafragma). Já uma hérnia, acontece quando este buraco alarga ou sofre uma pressão e o conteúdo abdominal é empurrado para dentro do tórax.
Estas são algumas das condições que resultam em azias mas muitas mais haverão, no entanto, seja qual for a sua condição, se quer ver uma diminuição na sua azia ou mesmo prevenir todas estas possibilidades, há algumas notas que deve ter em mente:
👉Fazer refeições em menor quantidade e mais fraccionadas ao longo do dia;
👉Evitar líquidos enquanto come (clique aqui para ler o artigo sobre como beber água😉);
👉Mastigar bem os alimentos;
👉Comer sem distração;
👉Evitar o tabagismo;
👉Evitar bebidas alcoólicas e gaseificadas;
👉Evitar cafeína;
👉Jantar pelo menos 3 horas antes de dormir;
👉Fazer exercícios aeróbicos e de respiração diafragmática e abdominal;
👉Controlar o estresse com meditação e terapias.

E que tal, boas dicas para melhorar a sua qualidade de VIDA??!😀

Vamos a isso, agora é só ir aplicando!😉💪💚

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares