Adoçantes e Resposta Glicémica, um Factor a ter em Conta.

Meu/minha estimado(a) leitor(a), se já leu o artigo na secção "Os meus temas..." sobre como adoçar os alimentos ("Afinal, com o que adoçar?"), publicado em 2018, tem uma noção do que é um adoçante, definição de poder adoçante entre tantos outros tópicos relacionados com adoçantes e como adoçar a sua comida.
Contudo, antes de ler o artigo de hoje, aconselho-o(a) a rever o artigo mencionado.
Posto isto, e agora que fez uma pequena revisão sobre o tema, existem mais algumas considerações a ter: resposta glicémia/insulinémica.
Ora e o que é isto de "resposta glicémica/insulinémica"?
A resposta glicémica, é resposta que que o corpo dá perante um aumento de açúcar no sangue. Consequentemente, o nível de insulina (hormona que se encarrega de introduzir o açúcar nas células) que é libertado/produzido pelo corpo ou "resposta insulinémica".
Tendo em conta este detalhe, vamos então fazer aqui uma mini revisão sobre este tema.
Se tiver como hipótese o uso de adoçantes que não obrigam o corpo a uma produção de insulina, são por esses que deve optar. Isto porque, uma vez feito este processo de produção de insulina para armazenar o açúcar nas células, de forma excessiva, começa a originar o que se chama insulinorresistência. Esta insulinorresistência não é nada mais que uma resistência por parte das células à insulina produzida pelo pâncreas (glândula que produz insulina), de tanto este processo acontecer a sensibilidade das células diminui de dia para dia. 
E quais e onde posso encontrar, pergunta o/a leitor(a)?
Muito bem, comecemos pelo já falado stevia
Este fantástico adoçante, como já pôde reparar no artigo já mencionado, é considerado dos melhores adoçantes (naturais) para se usar. Qual o "senão" deste adoçante? O seu possível sabor amargo. Sublinho o "possível" porque na verdade depende da forma como é comercializado e acontece apenas nas altas temperaturas. Passando a explicar, a planta que dá origem ao stevia é composta por uns componentes chamados glicosídeos de esteviol: o esteviosídeo e o rebaudiosídeo. Estes dois elementos, ao serem comercializados, podem ser isolados originando características de paladar diferentes. O esteviosídeo, é o mais usado na forma comercializada cá em Portugal e quando em altas temperaturas, provoca um gosto amargo.
O rebaudiosídeo, é o glicosídeo de esteviol que confere melhor sabor e muito menos amargo.
Imagem de: https://www.youtube.com/watch?v=HehnpV3LA90

Temos ainda como opção adoçantes, também de origem natural, o eritritol e xilitol que são polióis (álcoois de açúcar), estando presentes naturalmente em vegetais. As estruturas moleculares destes adoçantes são semelhantes às do açúcar e álcool, daí o nome embora, em nada sejam semelhantes na sua acção quer com um, quer com outro.
Com certeza, se costuma analisar os rótulos alimentares, já reparou em nomes como maltilol, isomalte, manitol e sorbitol por exemplo e se há vantagem nestes adoçantes no que toca à gastronomia, é o seu sabor neutro.
Contudo, ressalto o eritritol pelo seu IG (índice Glicémico) de praticamente zero, aproximadamente 6% do aporte calórico do açúcar e 70% do seu poder adoçante. Não altera os níveis de insulina e heis a questão positiva sobre este adoçante.
Quanto ao xilitol, quer na aparência, quer no gosto, assemelha-se ao açúcar, mas com a vantagem de ter menos 40% das calorias e um IG de aproximadamente 7 (o açúcar está nos 60-70 de IG). Também não afecta a insulina o que o faz ser uma óptima opção. No entanto, se houver um amento de crescimento bacteriano da flora intestinal, pode agravar esta condição, mas de facto, para as pessoas com hiperglicémia (excesso de açúcar no sangue) poderá ser a melhor opção. Em baixas quantidades, o xilitol tem uma acção pré-biótica.

Assim, hoje deixo-lhe uma nova perspectiva sobre os adoçantes (sendo sempre importante garantir uma boa nutrição na sua alimentação e caso esse seja o objectivo principal, aí sim! Decida-se por adoçantes como os anteriormente já referidos (no primeiro artigo).
No topo da lista de preferência ainda se mantém o adoçante stevia, seguido pelo eritritol e finalmente, o xilitol.

Seja feliz e adoce a sua vida de uma forma equilibrada!😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares