Véspera e Dia de Ano NOVO!!!

Lá vamos nós ao "que dia é hoje" e este é bem fácil de saber. Na verdade, é bem fácil nos dias de hoje porque a data em que a contagem volta "à casa partida", nem sempre foi em Janeiro.
Imagem de: http://bemyspace.blogspot.com/2012/07/em-contagem-decrescente.html

Na época antiga, várias civilizações comemoravam o fim do ano em março já que era o fim do inverno e a chegada da primavera. Era nessa época do ano que, no império romano, a população celebrava em honra do deus Jano, deus das mudanças e das transições. Em 46 a.C., o imperador Júlio César decretou que nesse dia seria comemorado o Ano Novo, baseado no calendário juliano.
Entretanto, antes dos romanos, havia o calendário grego que tinha apenas 10 meses. Os romanos acrescentaram o 11.º e o 12.º, a que deram os nomes de janeiro e fevereiro.
O deus Jano (Janeiro), é representado com duas faces, símbolo da capacidade de olhar tanto para o futuro como para o passado e de exercer poder sobre o céu e sobre a terra. As suas estátuas representavam-no tendo na mão direita o número trezentos e na esquerda o número sessenta e cinco, para exprimir a duração do ano.
Assim, tendo a Igreja Católica oficializado a adopção do calendário gregoriano, apenas no século XVI esta data que conhecemos hoje começou a ser celebrada e hoje em dia, a maioria dos países já comemora o NOVO ano a dia 01 de Janeiro.
Então e não é que a véspera de Ano NOVO tem tradição em Portugal com alimentos?? Pois é, ao som das 12 badaladas e ao mesmo tempo que se comem 12 passas (uma por cada mês), pede-se um desejo!
Sabia que as passas são uma mais-valia para a sua digestão??!!
As suas fibras auxiliam na absorção da água obtendo um efeito laxante mantendo o trânsito intestinal regular.
E ainda são ricas em Ferro e Cobre, minerais necessários para a formação de glóbulos vermelhos e promove a coagulação do sangue durante a cicatrização de feridas.👌
O champanhe... bem, esse use só para brindar!!!😅

O dia de Ano NOVO é feriado em consideração a todos os festejos que o recebem, é também um dia para traçar novas metas, novos objectivos e uma nova página ou até capítulo do seu livro.
Pronto para se desafiar??!
Vamos lááááá!!!💪

FELIZ ANO NOOOOVOOOOOO!!!🎉🍸🎉🎉🎉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares