Porquê o Glúten?

Olááá!!! Vamos lá então clarificar toda esta questão à volta do glúten!
Quantas vezes me apercebo da necessidade das pessoas quererem perceber mais sobre o porquê de tanto "zumzumzum" sobre o glúten. Passo a explicar.
O glúten é a proteína dos cereais e isto é algo que deve ter em mente para que perceba toda a situação. Mas está presente em todos os cereais? Não! Cereais como o arroz, milho, trigo sarraceno, painço entre outros. O glúten, está então presente em vários cereais como trigo, centeio, cevada e malte por exemplo.
O trigo actual é um produto alimentar OGM (Organismo Geneticamente Modificado) e por ter sido alvo de tantas modificações genéticas, as suas proteínas acabaram por sofrer modificações e por isso, actualmente apresentam um maior potencial alergénico, imunogénico e inflamatório. Considera-se que talvez por isto, foi-se verificando um aumento da hipersensibilidade ao glúten não celíaca.
E é então que o/a leitor(a) pensa "mas eu não tenho qualquer queixa e estou bem". Pois é, mas o facto é que o glúten não é bem digerido por nós, seres humanos. Como tal, o glúten "destrói" a parede intestinal aumento a sua permeabilidade a todos os alimentos sejam eles bons ou maus para a sua saúde e causa uma reacção de inflamação (imagem abaixo👇).
Ou seja, este fragmento de glúten é percepcionado pelo nosso sistema imunitário como um corpo estranho e por isso, a reacção de inflamação.
E sim, assim sendo, este processo acontece a TODOS NÓS!
Agora, conforme o seu grau de tolerância a este fragmento, conforme a sua capacidade de regeneração e de actuação do sistema imunitário, pode ou NÃO ter sintomas. E atenção que eu digo SINTOMAS e não reacção porque uma reacção tem com toda a certeza!
Parece-me também relevante escrever que dores de cabeça regulares ou crises de enxaquecas já foram fortemente associadas ao consumo de glúten. Se não tiver consigo, um exame genético ou de anticorpo específico, tem a certeza que as suas dores de cabeça não estão relacionadas também com isso? Pois é, não pode ter essa certeza...
Assim sendo, aconselho o/a leitor(a) a fazer uma alimentação com menor quantidade de glúten presente. Ainda assim, sempre na postura de um equilíbrio e por isso, VIVER A VIDA!!! Não deixe de ir a um restaurante com os seus amigos, dar umas gargalhadas e de SER FELIZ por causa disso!
Pense assim, sempre que puder controlar, controla! Agora, pense sempre se não poderá controlar mais do que o que está a fazer neste momento...

Votos de BOAS e CONSCIENTES escolhas!🌾😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares