Gorduras saturadas e tantas outras. O que são?

Muitas vezes as pessoas ouvem falar nas gorduras "trans" ou mesmo nas "saturadas" e "insaturadas" mas afinal, o que é tudo isto? O que diferem umas das outras?
Agora, de forma a simplificar, costumo falar das gorduras da mesma forma que falo dos açúcares: boas e menos boas.
Gorduras boas 👉 provenientes naturalmente de alimentos como frutos e sementes oleaginosas (amêndoas, avelãs, castanha do Brasil/Pará); peixes como as sardinhas, atum; fruta como abacate, coco, azeitonas.
Gorduras menos boas 👉 naturalmente presente em alguns alimentos mas maioritariamente adicionada no processo de fabrico. Presentes naturalmente: banha, queijos amarelos muito gordos, carnes vermelhas gordas, leite gordo. Adicionados no processo de fabrico: todos os alimentos que levam um processo como manteigas, massas folhadas, bolos, fritos, entre tantos outros.
Mas vamos então falar no que distingue estas gorduras e porque é que umas delas fazem bem à saúde e outras não.
Ora, as gorduras ou lípidos são moléculas que compõem grande parte das estruturas dos seres vivos (humanos: pele, hormonas, ceras, entre outros. Células: membranas, lipossomas e outros).
Os lípidos têm uma fórmula química base semelhante entre si e dentro destes, existem vários subgrupos.
A função primária dos lípidos é armazenar energia, sendo que cada grama de lípido armazena 9 Kcal e nós, humanos, sintetizamos e/ou degradamos a grande maioria dos lípidos. Ainda assim, existem os chamados ácidos gordos essenciais, por não poderem ser sintetizados pelo nosso corpo e deste modo só podem ser obtidos através da dua ingestão, ou seja, através da dieta.

Então e afinal os trans e os saturados, o que é isso?
Bem, na verdade esta classificação (saturado, monoinsaturado e polinsaturado) refere-se ao grau de saturação destas moléculas. Isto é, (ácido gordo) saturado significa que esta molécula já não se consegue ligar a nenhum outro átomo. Monoinsaturado, consegue ligar numa das suas ligações e polinsaturado, consegue ligar-se em várias das suas ligações.
Depois, temos os ácidos gordos cis e trans, já com certeza ouviu falar, mas sabe realmente o que é?
Estas moléculas de gordura já são assim classificadas não pelo seu grau de saturação mas pela sua configuração molecular. Na configuração cis, os hidrogénios que compõem este molécula estão no mesmo lado e na configuração trans, em lados opostos.

Mas, na prática, em que é que tudo isto se traduz?
Muito simples, quando ingere gorduras saturadas em excesso (sim, o problema é sempre quando em excesso! não deve eliminar totalmente mas sim reduzir consideravelmente!) e muito resumidamente, tem grande probabilidade de aumentar o seu colesterol LDL e os triglicéridos.  Estes, são os que acabam por aumentar o depósito de gordura nas suas artérias, diminuindo o fluxo de sangue nelas e assim aumentando a probabilidade doenças cardiovasculares (enfarte cardíaco, AVC, tromboflebite, etc.).
Quando ingere gorduras insaturadas, estas são chamadas de boas gorduras porque acabam por ter uma acção mais benéfica no nosso organismo (se nas quantidades adequadas, claro!). São estas as gorduras que aumentam o nível de HDL ou o chamado de bom colesterol e este colesterol tem a capacidade de reduzir ou não deixar aumentar a tal deposição de gordura nas artérias que escrevi há pouco (esta deposição chama-se de placas de ateroma).
São elas que, também são muito importantes para a produção de prostaglandinas (eicosanoides) que se encarregam no combate de processos inflamatórios, formação de coágulos ou até indução do trabalho de parto!
São ainda precursoras de hormonas que se formam com base em moléculas de gordura (esteróis - cortisol, testosterona, progesterona por exemplo).
Falando agora no papel das gorduras trans, elas fazem parte das gorduras monoinsaturadas mas neste caso sendo extremamente prejudiciais à saúde. Estas são as famosas gorduras hidrogenadas como as manteigas e cremes vegetais que sendo, muitas vezes, de configuração cis (já explicado anteriormente), com este processo de hidrogenação transformam-se em trans e mais uma vez é aumentada a contribuição para a produção e colesterol LDL.
Receita de Manteiga caseira com nata
Imagem de: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-manteiga-caseira-com-nata-7232.html

E para terminar, fique com umas dicas úteis:
👉Quanto mais insaturados forem os ácidos gordos, menor o ponto de fusão desta molécula, o que significa que estes alimentos, têm menor resistência à temperatura por isso, pense duas vezes antes de deixar o seu óleo de coco ou azeite virgem cozinhar "como se não houvesse amanhã"!😉
👉Alimentos crocantes, têm mais gordura trans;
👉Ácidos gordos saturados, à temperatura ambiente, têm, por norma, consistência sólida, cerosa. Os ácidos gordos insaturados têm consistência líquida, oleosa. Por isso, quando guarda estas gorduras na dispensa (não sendo em dias de grande calor, claro!) ou as compra no supermercado e está líquida. É bom sinal!😀💡

Agora que já compreende um pouco melhor as diferentes gorduras, faça escolhas com sabedoria, escolha as BOAS gorduras e assim está a decidir VIVER MUITO e MELHOR!

Espero que tenha sido útil!😊

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares