Dieta Paleo, sim ou não?

Na verdade, nem sim, nem não.
Mas comecemos por definir esta dieta, muitas vezes um conceito, de "dieta paleo".
"A Dieta do Paleolítico", um livro publicado por Loren Cordain que defende uma alimentação aproximada à praticada pelos caçadores e recolectores no período paleolítico. O autor defende mais do que uma simples escolha de alimentos, defende antes um estilo de vida tendo como base uma actividade física e sono regulares.
A alimentação em si, exclui cereais, leite e derivados e alimentos claro, alimentos processados. Exclui grande parte dos hidratos de carbono e as gorduras têm a sua quota-parte de uma forma moderada.
Ora então e como podemos encarar esta dieta tão aclamada?
Em primeiro lugar, de forma igual a todas as outras! Todas as dietas registadas têm estudos que comprovam a sua veracidade. Contudo, a questão prende-se na adequação da dieta em si à pessoa em questão.
A dieta paleo, é fantástica na sua quantidade abundante em fibras, gorduras ricas em ómegas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Portanto, se esta alimentação tem as suas vantagens disso não há dúvida, agora se é a mais adequada a si, essa é a questão. O que interessa se está a seguir a dieta paleo se sua digestão proteica não está a ser bem feita ou se até a sua produção de ácido gástrico está em défice? O que interessa se a dieta vegetariana é anticancerígena se tem uma predisposição genética para anemias graves? O que interessa uma dieta sem glúten por ser inflamatório mas se tem um estilo-de-vida e faz uma alimentação rica em toxinas? O que interessa evitar os lacticínios se a sua flora intestinal está desequilibrada? O que interessa comer uma folha de alface todo o dia, se o seu défice é no sono? O que interessa comer ovos se é hipersensibilidade alimentar que tem a este alimento? E a gestão de stress, consegue fazê-la? Ou mesmo, o que interessa seguir esta ou aquela dieta se são vários os detalhes com que o seu corpo tem que lidar?
Conclusão, antes de pensar em seguir esta ou aquela dieta agarrando-se a conceitos específicos de cada uma, agarre-se sim às especificidades do seu organismo, dos seus genes e do seu estilo de vida que aí sim, é pelo seu corpo e com ele que vai viver o resto da sua vida por isso, faça-o da melhor forma possível dando-lhe a qualidade que precisa para viver na sua melhor forma!
Informe-se com quem o pode ajudar, consulte um nutricionista.😉

Esteja atento, respeite o SEU corpo e não apenas a dieta!


A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares