Dia Nacional do Doente Coronário

Pois é, nem tudo é "mar de rosas" e algumas datas, mesmo coincidindo com datas como as de São Valentim, servem para apelar à consciência das pessoas como é o caso do Dia Nacional do Doente Coronário.
Este dia é celebrado anualmente a 14 de Fevereiro e mesmo celebrando-se por todo o espaço da comunidade Europeia, foi cá em Portugal que este dia foi institucionalizado através da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
E poque será que este dia acontece ao mesmo tempo que o Dia dos Namorados? Exactamente para apelar à população sobre as patologias de coração que advêm de um mau ESTILO DE VIDA (a chave para tudo😉) como a má alimentação, o sedentarismo, o tabagismo, a má gestão das emoções, etc.
Normalmente neste dia, estas instituições portuguesas, fazem por realizar rastreios cardiovasculares gratuítos, camimhadas, sessões informativas entre tantos outros.

Mas afinal o que é a doença coronária?
A doença coronária é consequência da formação e deposição de placas ateroscleróticas nas artérias coronárias (artérias que irrigam o coração). Com a deposição destas placas, o fluxo sanguínio e consequentemente a irrigação dos tecidos cardíacos é reduzida comprometendo o oxigénio e nutrientes que é normalmente levado pelo sangue.
É desta condição também que a insuficiencia cardíaca crónica resulta levando a infartes do miocárdio (músculo do coração) ou simplesmente a dores no peito associadas ao esforço.
E a alimentação, como pode ajudar?
Ora bem, alimentos anti-inflamatórios ricos em boas gorduas (os conhecidos ómegas) são uma aposta como o peixe, frutos oleaginosos, abacate e outros. Juntamente, um baixo nível de alimentos processados é requirido, como bolos, massas, molhos que acabam por ser ricos não só em gordura (da indesejada, as chamadas saturadas) mas também em açúcares indesejáveis (e os açúcares quando presentes em excesso no nosso organismo, são metabolizados de forma a originar gordura - e não é da boa!).
Garanta que tem presentes alimentos ricos em vitaminas, minerais que acabam por ser ricos também em enzimas e estas são também nossas amigas! Estes alimentos acabam por ser também anti-oxidantes. Falamos das frutas e vegetais.
Basicamente, tenha uma dieta típica mediterranea e basei-se em alimentos existente na natureza e não nos seus processados.

Votos de um Dia Feliz!


A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares