Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Em honra de todas aquelas mulheres que já recuperaram, que estão a lutar ou mesmo que já partiram, hoje é o dia de alertar todas as outras que se mantêm pouco despertas para a situação.
Imagem de: https://sicmulher.pt/saude/2018-10-30-5-a-10-das-mulheres-com-cancro-da-mama-apresentam-metastizacao-ao-diagnostico

Se é homem, apesar de raro, também é possível esta estratégia por isso, não ignore este tema. Por si e pelas suas💚.
Ora, este dia marca-se a 30 de Outubro com regularidade anual e faz um apelo à mudança de comportamentos relativos à doença. Neste dia divulga-se informação sobre o tratamento, rastreio, diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.
Sem considerar o cancro de pele, este é o cancro mais comum nas mulheres sendo a segunda causa de morte por cancro na mulher. Em Portugal, uma em cada oito mulheres são afectadas.
Então, como prevenir a incidência deste tumor maligno?
Em primeiro lugar, é necessário identificar os factores de risco associados a este cancro para então se actuar na prevenção:
👩Idade - O risco aumenta com idade, sendo menos comum antes da menopausa. A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz com um diagnóstico precoce. Antes desta idade, faça o auto-exame com regularidade;
👩Reincidência do cancro da mama;
👩Antecedentes Clínicos familiares - O risco aumenta quando a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama;
👩Alterações genéticas;
👩Terapia de substituição - Mulheres que fazem uma terapêutica hormonal para a menopausa durante cinco ou mais anos, apresentam maior chance de desenvolver cancro de mama. Evite esta terapêutica e procure terapias alternativas não hormonais;
👩Etnia - Há maior incidência em mulheres caucasianas do que latinas, asiáticas ou afro-americanas;
👩Obesidade - Particularmente após a menopausa. Cuide de si, desde a parte emocional, à alimentação e actividade física. Dê prioridade a si porque ninguém pode fazer por si! Se precisar de um "empurrãozinho", procure um profissional da área;
👩Sedentarismo - Uma actividade física regular é recomendada. Pratique uma actividade que lhe seja prazerosa e de forma consistente. Não precisa de sofrer para estar activa (e se sofrer um bocadinho, faz parte!😂😂)
👩Alumínio - Há ainda uma correlação entre a acumulação de alumínio no tecido mamário e o tumor maligno mamário. Evite fontes deste metal tóxico, comece por evitar desodorizantes com alumínio, evite cozinhar em panelas e formas de alumínio por exemplo.

No que diz respeito à alimentação, evite alimentos sujeitos a tratamentos hormonais (aves e bovinos criados com produção intensiva, escolha os de extensiva e biológica), dê preferência a uma alimentação de frutas, vegetais e sementes (sendo que devido à sua influencia hormonal, deverá evitar a soja e os seus produtos derivados).
Previna-se, Cuide de si!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares