Dia Mundial do Cinema

 O Dia Mundial do Cinema celebra-se, todos os anos, a 05 de Novembro e falo neste dia não necessariamente para aprofundar este tema uma vez que esta "não é minha praia" e deixo este assunto para os entendidos no assunto. Então porque falo eu no Dia Mundial do Cinema? Já está a adivinhar?? Exactamente! Por causa da bela da pipoca que é tão desejada dentro das salas de cinema ou mesmo numa sessão de cinema caseiro!
Imagem de: https://filmow.com/noticias/34007/pipocas-da-cinemark-levam-o-cinema-ate-a-sua-casa/.

Vamos então falar nas propriedades nutricionais desta interessante guloseima mas não sem antes falarmos um pouca da história da pipoca no cinema (bem que digo que a alimentação está em todo lado!😅).
Hoje em dia associar pipocas ao cinema é o pensamento mais comum contudo, nem sempre foi assim e a própria introdução desta ideia também não foi tão fácil quanto nos possa parecer.
Na primeira sessão de cinema, exibida pelos irmãos Lois e Auguste lumière em Paris no dia 22 de Dezembro de 1895, as pipocas não estavam presentes até porque até à data, as pipocas eram bem populares no entretimento da altura que eram as feiras, circos e parques (descobertas no início do séc.XIX, quando produtores de pastilhas elásticas e rebuçados dos Estados Unidos, perceberam que um tipo de milho na América do Sul estourava quando exposto ao calor e daí o famoso nome de "popcorn").
Quando surgiram as primeiras salas de cinema nos Estados Unidos, as pipocas eram proibidas porque os donos achavam que além de sujarem as salas, seriam uma distracção para os filmes. Além de que, nessa altura, os cinemas tinham como alvo um lugar de elite, luxuoso semelhante aos teatros (onde ninguém come pipocas)e atraíam a pouca parcela da população que sabia ler uma vez que os filmes eram mudos com legendas. Eis que chegou o som e esta população outrora excluída, passou a frequentar também o cinema. Com o aumento do número que pessoas que assistia um bom filme no cinema e a resistência das salas de cinema relativamente às pipocas, os ambulantes levavam os seus carrinhos para a porta dos cinemas e vendia o chamado na altura "Cracker Jack" (mistura de pipoca, açúcar caramelizado e amendoim).
Foi então que Julia Braden se tornou numa das primeiras pessoas a quebrar o paradigma e convenceu o Teatro Linwood em Kansas City a montar uma loja/stand no salão do espaço e deixou vender as pipocas.
Imagem de: https://velvet.hu/elet/2016/12/03/a_popcorn_tortenelme_galeria/

E agora que sabemos da história das pipocas no cinema, que tal sabermos a sua informação nutricional?
Na verdade, as pipocas podem variar muito na sua quantidade calórica dependendo da forma como são feitas mas admitindo que são simples e sem qualquer tipo de gordura, estamos a olhar para um valor calórico de 332,23Kcal, 76.46g de hidratos de carbono, 0.21g de fibra, 6,13g de gordura total e 12,32g de proteína (valores por 100g e atenção que é possível que encontre valores ligeiramente diferentes pela variação do desvio padrão feito nos vários estudos). Basicamente pode considerar a pipoca como um belo lanche ou mesmo petisco de ceia. É pouco calórica, pouca gordura e pode facilmente ser um substituto para alimentos menos interessantes do ponto de vista nutricional. Claro que se optar por este lanchinho ou até ceia, refiro-me aquela pipoca feita sem óleo e carradas de açúcar!😅😋
O quê, acha que fica sem sabor? Nada disso, siga esta super fácil receita e vai ver que se torna fã desta sua nova alternativa aos lanches! Se é daquelas pessoas que não consegue resistir a pipocas, fica aqui a solução ideal para si, pois pode fazer pipocas em qualquer lugar, desde que tenha um micro-ondas à mão.
Imagem de: https://www.panelinha.com.br/blog/pitadas/Pipoca-com-acucar-mascavo-cardamomo

Como? Há 2 hipóteses:
🌽Coloque, 1/3 de uma chávena de milho próprio para pipocas, num saco de papel, feche e coloque-o no micro-ondas cerca de 2 a 3 minutos;
🌽Num recipiente de vidro, próprio para micro-ondas, coloque 4 colheres de sopa de milho (também para pipocas) e 4 colheres de sopa de água;
🌽Tape com película aderente e faça pequenos furos com um grafo;
🌽Leve ao micro-ondas, em potência máxima, 3 a 4 minutos.

Depois de feitas, se gosta de pipocas doces, experimente colocar canela, se gosta delas salgadas, porque não pimenta moída?!?😀
Fica a sugestão...😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares