Dia Mundial da Saúde Mental

Nestes casos, que se falam e alertam no dia de hoje, a alimentação pode ajudar mas de facto tem de haver um grande equilíbrio entre a alimentação e a evolução de cada um destes casos.
Hoje é o dia mundial da saúde mental e falo neste dia porque, infelizmente, imensas pessoas surgem no consultório com tantos distúrbios alimentares e uma pouco ou nada saudável relação com a comida derivado à sua saúde mental.
Este dia é celebrado, todos os anos, a 10 de Outubro desde 1992 e esta data foi criada pela World Federation for Mental Health. A ideia é desmistificar esta condição e dar a entender que se trata de um problema global sendo transversal aos vários factores: de cultura, sócio-económicos, idade e outros. Este dia serve também para combater o preconceito e estigma gerado relativamente a este assunto. A OMS (Organização Mundial de Saúde), já considera a saúde mental uma prioridade nas suas discussões.
E para que o/a leitor(a) perceba o porquê de eu falar neste tema, passo a explicar que grande parte das pessoas não tem/faz uma boa gestão de stress (e nem falo da gestão emocional). É o seu caso? E o surpreendente é que, quando falo nesta necessidade, há pessoas que além de colocarem obstáculos ainda ficam bastante cepticas quando falo em meditação ou reflexão e agradecimento.
A gestão de stress é fundamental para um equilíbrio emocional e mesmo como escapatória à pressão sentida nos vários campos da vida. Esta gestão pode ser feita da forma que mais lhe conveniente e agradável for, o que interessa é que seja! Desde desporto, a escrita, conversar com amigos, caminhar, observar o pôr do sol, enfim mil e uma coisas podem ser feitas mas esse tem de ser o seu momento diário em que a própria pessoa é a prioridade!
Há também estudos a indicarem que quanto mais grata a pessoa se sente, maior capacidade de gestão emocional e de stress. Isto porque, o sentimento de gratidão faz com que a pessoa se sinta mais preenchida e complecta com o que já tem, sem que haja tanta necessidade de adquirir mais para que assim se sinta. Agradeça todos os dias!!! (mesmo que numa fase inicial não o sinta verdadeiramente mas com a prática, vai lá!🙏😉).
E mais uma vez, porque falo nisto? Porque se não tiver uma boa gestão emocional/stress, os neurotransmissores e hormonas necessárias ao bom funcionamento do corpo e cérebro, funcionam de forma errada ou até baixam fortemente a sua produção e com isso, terá maior apetência para alimentos menos desejáveis, normalmente os processados, que acabam por ser aqueles que fornecem as condições para uma reposição bioquímica a curto prazo e assim se forma o ciclo vicioso... além de que começa a desenvolver comportamentos de compensação e aí, a vontade para comer alimentos nutricionalmente mais adequados é bastante menor e claro, a frustração maior ainda. Criado este ciclo, por que ponta deste "novelo" pegar?
Bem, antes de mais aconselho a procurar um profissional na área da psicologia e quem sabe um coach motivacional, passado pouco tempo, procure um nutricionista para que o possa ajudar a equilibrar a sua alimentação com os nutrientes que necessita... sozinhos é mais difícil chegarmos longe...

Comece já, deixe o preconceito de lado e estamos juntos!💪
BOM e SIGNIFICATIVO Dia Mundial da Saúde Mental!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares