Dia Mundial da Hemofilia

Hoje o assunto é sobre sangue. Sim, sangue!💉
É no dia 17 de Abril que anualmente é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia. E o que é a Hemofilia?
Hemofilia: o que é e como identificar
Imagem de: https://www.semprefamilia.com.br/saude/hemofilia-o-que-e-e-como-identificar/
A hemofilia é uma doença genática, transmitida por mulheres e manifestada praticamente apenas por homens. O que na prática, essa manifestação traduz-se numa dificuldade por parte do organismo em fazer o processo de coagulação.
Existem tipos diferentes de hemofilia (A,B e C) e cada uma com a sua especificidade genética.
Nesta patologia, o importante a reter é que, em caso de necessidade, estancar o sangue desta pessoa (devido a um corte, arranhão ou outra causa de ferida e sangramento), torna-se bastante difícil.
Claro que, com o avanço da medicina, estas pessoas já têm uma terapêutica medicamentosa que lhes confere alguma protecção e qualidade de vida a este nível. Ainda assim, o risco está lá uma vez que não há cura para esta doença😔.
Esta data acontece desde 1989 e surgiu através de uma organização fundada por Frank Schnabel em 1963 (Federação Mundial da Hemofilia) e este dia era o seu aniversário. Esta data acontece com o intuito de consciencializar as pessoas de que a hemofilia e outras patologias sanguíneas existem.
E como é que a alimentação pode ajudar?
Na verdade não há uma alimentação específica para os portadores desta doença. Uma alimentação equilibrada e variada é o recomendado. No entanto, existem alguns cuidados alimentares que poderá ter em conta:
Evite suplementos aparentemente inofencivos, a capacidade de um suplemento ser vantajoso ou não, grande parte depende a quem é aplicado. Por exemplo, um portador de hemofilia deverá evitar suplementos de ómegas uma vez que são vasodilatadores e isso implica um aumento do fluxo sanguíneo. Já imaginou a combinação? Alguém com dificuldades em coagular o sangue e ainda por cima com maior fluxo sanguíneo? Estas, são o tipo de situações que se pretendem evitar. Em alimentos, a concentração e a própria interacção do alimento com o organismo é diferente e por isso, o impacto é menor mas ainda assim, deve-se evitar recorrer a sementes e frutos oleaginosos, peixes gordos, óleos de fígado de bacalhau e afins em demasia (entenda-se demasia por basear a dieta nestes alimentos).

Fica a nota😉.

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares