Dia Mundial da Doença de Parkinson

Hoje, dia 11 de Abril, é o Dia Mundial da Doença de Parkinson e mais uma vez, venho relembrar a importância da ALIMENTAÇÃO na SAÚDE!🍒🍊😊
Quais são os fatores de risco para a doença de Parkinson? - Seu ...
Imagem de: https://www.seuamigofarmaceutico.com.br/artigos-e-variedades/quais-sao-os-fatores-de-risco-para-a-doenca-de-parkinson-/297
Antes de falar no papel da alimentação nesta doença, deixe-me explicar-lhe que este dia surge com o intuito de sensibilizar e informar a população mundial desta doença. Muitas iniciativas são tidas neste dia e muitas vezes alguns apoios à pesquisa e ao combate à doença são dados.
Este dia é uma iniciativa da EPDA (European Parkinson's Disiase Association) e foi a 11 de Abril que James Parkinson, o médico que descreveu a doença pela primeira vez em 1817, nasceu.
A doença de Parkinson, é uma doença crónica que afecta o sistema motor. Surge quando alguns neurónios (células nervosas que se localizam no cérebro) morrem.
Em condições normais, estas células produzem dopamina (um neurotransmissor que ajuda a transmitir mensagens entre as diversas áreas do cérebro e que controlam o movimento corporal). Assim, quando estas células morrem, os víveis de dopamina tornam-se anormalmente baixos, o que leva a dificuldades no tónus muscular e movimentos, afectando os músculos, quer durante o repouso, quer durante actividade.

E onde entra a alimentação?
Uma alimentação adequada, é fundamental para uma boa nutrição destas células. Frutas, verduras, água e pouco sal na alimentação, são essenciais para garantir todos os minerais necessários nesta função além de que auxiliam no trânsito intestinal (queixas habituais nos portadores desta doença).
Consumo moderado de carnes, ovos e alimentos ricos em proteína é também recomendado uma vez que durante a digestão, estes alimentos competem a sua absorção com o princípio activo do principal medicamento utilizado nesta doença.

Votos de um óptimo dia e cuide de si!👆😊

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares