Dia Mundial da Asma

O/A leitor(a) sabia que os sintomas da asma podem melhorar ou piorar de acordo com a alimentação que faz?
Hoje é o Dia Mundial da Asma e celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de Maio.
Esta celebração é organizada pela Global Initiative for Asthma (GINA) que faz parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o objectivo deste dia é aumentar o grau de consciência da população sobre esta doença.
Ora assim sendo, passo a fazer o meu papel: 
Asma ou bronquite asmática, é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Os pulmões de um asmático acabam por ser mais sensíveis e inflamados reagindo assim ao menor sinal de irritação como poeira ou pó por exemplo.
Existem vários graus (consoante a gravidade) de asma contudo, para qualquer uma delas, existem precauções que se devem ter em conta como por exemplo, reduzir a exposição a substâncias alergénicas uma vez que estas funcionam como gatilho desta doença.
Assim, também as alergias alimentares podem causar asma. Alguns destes alimentos poderão ser razão: os ovos, leite de vaca, amendoins, soja, trigo, alguns peixes, crustáceos e algumas frutas frescas. 

É então essencial diversificar ao máximo a nossa dieta alimentar para que não potenciemos estas crises. As pessoas com asma, devem mesmo reduzir, na sua dieta, entre 1 a 2 dos alimentos listados.
Alguns conservantes e aditivos alimentares também podem desencadear uma crise de asma.
Assim, garantir a prática de exercício físico (de acordo com o aconselhamento de um profissional) e uma alimentação adequada como parte de um estilo de vida saudável, é fundamental para a melhoria desta condição (como de tantas outras!😉).

Votos de um Feliz e livre (de crises!) dia!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares