Dia Internacional do Síndrome de Asperger

Hoje é um dia especial. Especial porque falamos de pessoas com uma perturbação neuro-comportamental com semelhanças ao autismo e na verdade, vão aparecendo algumas pessoas na consulta com este síndrome.
E que síndrome é este?
Imagem de: https://segredosdomundo.r7.com/sindrome-de-asperger/

O síndrome de Asperger foi descrito pela primeira vez por Hans Asperger, em 1944, como uma característica comportamental de indivíduos que têm dificuldade em comunicar e na interacção social. Curiosamente, este síndrome durante muito tempo esteve inserido na categoria dos Distúrbios Mentais, mas após 20anos foi enquadrada nos espectro do autismo.
A Origem deste dia está relacionada com os pais que tinham filhos com o síndrome de Asperger, na década de 80 e resolveram criar uma data para divulgar ao público em geral, as peculiaridades deste síndrome. Esta data (18 de Fevereiro), foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger e é assinalada todos os anos neste dia.
E se o/a leitor(a) se pergunta porque estou eu a falar nesta questão, tão simples quanto o facto destas pessoas terem dificuldades em aceitar novas rotinas e muitas vezes novos alimentos.
No que toca a este tipo de distúrbios, sabia que uma das manifestações da reacção ao glúten e trigo em seres humanos é o autismo? E os agrotóxicos que têm influência neurológica? Só por estes dois tópicos, já pode perceber que alimentos biológicos e uma alimentação sem glúten será mais adequado. Agora imagine alterar este tipo de alimentos numa criança que não aceita bem novos elementos no seu dia-a-dia... é uma luta! Por parte dos pais e de todos os profissionais envolvidos, sem esquecer a própria criança. Há estratégias delineadas para que estas alterações se consigam fazer. Tem um caso destes na família ou conhece quem tenha?

Aconselhe-se com os profissionais certos!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares