Dia Internacional do Chá

Um dia perfeito para uma "chazeira" de primeira como eu!!!☕😍
E despois desta foto que denuncia a minha loucura por chá😅, posso dizer que este dia se celebra a todos os dias 15 de Dezembro.
Antes de falar ao/à leitor(a) umas ideias sobre o chá, deixe-me dizer-lhe que este dia, apesar de eu recomendar que o saboreie debaixo de uma manta, se possível à lareira, com um livro ou um/uma amigo(a) para conversar, não foi criado para este fim. Pois é, passo a explicar, em 1998, após a crise da indústria do chá esta data tornou-se muito popular nos países produtores de chá como Bangladesh, Índia, Nepal, Vietname, Indonésia, Quénia, Sri Lanka, Malavi, Uganda, Malásia e Tanzânia. E tornou-se numa data popular não só por ter surgido como resposta à crise mas sim também com o objectivo de ter a atenção de governos, organizações e até da população em geral para os problemas associados aos trabalhadores das plantações de chá para a sua produção, bem como os pequenos produtores e consumidores. Isto é, garantir direitos e preços justos são batalhas a travar neste (e não só) dia.
A data foi comemorada oficialmente em 2005 pela primeira vez na Índia e desde então foi ganhando notoriedade e até os países consumidores de chá como a Holanda, Inglaterra, França e Alemanha aderiram a esta causa.
Agora que já sabe o motivo deste dia diferenciador, vamos então a conselhos práticos.
Em primeiro lugar, é importante saber distinguir as diversas classificações que damos de senso comum mas que muitas vezes de uma forma errada. Que atire a primeira pedra quem nunca disse "vou beber um chá de camomila"! Aliás, fazemo-lo constantemente! Passo a definir:
☕Infusão - Preparação colocando água a ferver sobre as partes vegetais activas (normalmente flores e folhas), deixa-se actuar entre 5-10 minutos e por fim, filtra-se;
Chá - Infusão das folhas, flores e decocção das raízes da planta do chá, ou seja, da Camellia sinensis. Sendo que o chá verde, preto, branco e vermelho são da mesma família, pode aplicar o termo "chá" a qualquer um destes😉;
☕Decocção - Este sim, é o método muito usado mas de forma errada. Este é um método que deverá ser mais aplicado às raízes. Ou seja, prepara-se colocando a planta num recipiente com água fria que se leva à ebulição, num recipiente fechado. Deixe ferver durante alguns minutos e então deixe repousar algum tempo com o lume apagado para filtrar o conteúdo;
☕Tisana - Esta é uma preparação que resulta da adição de doce (açúcar, mel...) a uma infusão, decocção ou maceração.
Dadas as classificações deixo então algumas dicas a ter em atenção:
Não troque água por chá/infusão⚠. Muitas pessoas para se obrigarem a beber mais água, acabam por beber uma garrafa de litro e meio de infusão/chá ao longo do dia e isso deverá ser evitado. As definições acima dadas, são métodos utilizados para a extracção do princípio activo da planta (composto ou compostos que podem ser utilizados para efeitos terapêuticos) por isso, sempre que estiver a beber um chá/infusão, está a ingerir as propriedades de cada planta e não apenas água mineral. Conforme as propriedades de cada planta, a acção no corpo varia e há plantas que até o podem ajudar a desidratar e lá se vai a lógica da troca😉 (ainda por cima uma garrafa de1.5L😅).
Infusão depois do chá⚠. Pela razão explicada no ponto anterior, garanta primeiro a sua quantidade de água diária e depois sim, desfrute a sua infusão.
Não beba imediatamente após a refeição⚠. Não é uma regra para o chá mas sim para qualquer líquido. Contudo, sendo com fins terapêuticos e por recomendação, esta situação poderá acontecer mas faça-o de forma pontual e não como regra.
Evite tisanas⚠. A não ser que seja indicado por um profissional de saúde com um determinado fim, adicionar doce numa infusão além de alterar o verdadeiro sabor da planta, adiciona energia que não necessita, a sua alimentação naturalmente encarregar-se-á do assunto😉.
Evite estes preparados antes e durante os treinos⚠. Se tem uma vida activa, algo que tenho vindo a reparar é neste crasso erro de beber chás durante o treino. Usar diuréticos antes e durante o treino é má política uma vez que é nesse momento que o corpo necessita de estar bem hidratado para um bom desempenho.
Não reaqueça⚠. Chás/infusões, principalmente, com fins terapêuticos, não deve reaquecer. Se deixar arrefecer, beba frio. Ao reaquecer, vai estar a degradar as suas propriedades.

Agora que já tem as dicas necessárias para se juntar ao clube dos "chazeiros"😅😆☕, faça uma infusão e desfrute o seu dia!😉

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares