Dia Internacional da Maçã

 Hoje o destaque vai para a maçã!
Sim, este belo fruto tem um dia só para ele e porquê?
Porque a maçã foi uma forma, que os Ingleses, encontraram de celebrar e demonstrar que variedade e riqueza são importantes para uma localidade, sendo possível um efeito de mudança nesse mesmo local. A Common Ground, um grupo de caridade, tem usado a maçã como símbolo de diversidade cultural, física e genética que importa não esquecer ligando assim, as maçã ao local de origem deste grupo.
Este grupo teve a sua primeira iniciativa em 1990, no dia 21 de Outubro, e desde então tem ganho cada vez mais visibilidade sendo celebrada anualmente neste dia.
E agora que sabe a história deste dia, porque não falar das belas propriedades nutricionais deste fruto?
Desde a variedade Bravo de Esmolfe, à Costa, Espriega Portuguesa, Pardo Lindo e ainda Malapio de Gouveia, todas portuguesas e algumas delas pouco conhecidas. A uma escala internacional, temos as famosas Golden, Gala, Starking, Granny Smith, Fuji, Jonagold e Jonagored.
De todas estas maçãs destacam-se as suas propriedades, nada proibidas pela dinvindade!
Afim de prevenir alguns tipos de cancro, doença cardiovascular, asma e diabetes, reduzindo o seu risco de incidência. As suas propriedades são de tal maneira boas e reconhecidas que já no século XIX antes de tanta investigação como ocorre nos dias de hoje, o ditado "An apple away keeps the doctor away" já era algo muito sentido na população.
Rica em compostos anti-oxidantes e especialmente a maçã reineta com uma óptima conjugação de fibra, vitamina C e actividade anti-oxidante. A parte interessante da maçã é o facto de não ser particularmente rica em vitamina C (7mg por 100g), a sua actividade anti-oxidante é equivalente a 150mg desta vitamina, resultado das sinergias efectuadas pelos seus inúmeros compostos fenólicos e flavenóides (na casca é onde se encontra a maior concentração destes compostos sendo cinco vezes superior à da polpa).
São as fibras solúveis que fazem a glória deste fruto, uma vez que são elas as responsáveis na acção de diminuição dos níveis de colesterol e na regulação do apetite.

Conclusão, poderão sempre surgir novos e sofisticados frutos que a maçã será sempre um fruto a incluir na nossa alimentação!

BOM apetite!🍎🍏😀 

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares