Dia de Reis

Hoje, dia 06 de Janeiro, é o último dia que celebra a época natalícia. Todos os anos assim nos despedimos e confesso que, para mim é um dia que faço questão de celebrar mas fico sempre com a nostalgia do Natal por ser uma das minhas épocas favoritas... E claro está, como não poderia deixar de ser, há comida envolvida e momentos de fraternização!😂😋😅😍
FELIIIZ Dia de Reis!
Pois é, chegou o tão famoso dia em que os católicos acreditam que os Reis Magos, guiados por um anjo em forma de estrela, chegaram ao Salvador que tinha nascido e presentearam-no com bens que representavam as suas origens (Belchior - ouro, Baltazar - incesso e Gaspar - mirra).
Reza a lenda, ou neste caso, a nossa tradição, que se cantem as "Janeiras" e se volte a reunir a família para celebrar o fim dos festejos de Natal. Hoje em dia, o presente que os "reis" nos dão, é a sua coroa em forma de bolo, o tão célebre e aconchegante Bolo Rei (ou ainda a opção mais recente, sem frutas cristalizadas, o bolo raínha).
Ainda não comeu uma fatia de Bolo Rei durante esta época Natalícia?? Dúvido!! Até pode ser uma das pessoas que, de facto, não o fez mas se assim o é, mantenha e siga sugestão, no entanto, esta é uma lembrança para as pessoas, que o fazem repetidamente durante esta época: prefira comer este Bolo, tão apetitoso, apenas no dia em que se celebra a sua razão. Sou sempre apologista de tornarmos a nossa vida algo especial, por isso, não banalize este dia (ou esta eguaria tradicional) e faça do DIA de REIS, um dia diferente, onde se inclui aquele momento tão saboroso da fatia de Bolo Rei e...Porque não, um "Chá das cinco" com os amigos?!...

E se quer acabar bem, aqui vai uma receita, não alternativa mas sim com os ingredientes (e de preferência biológicos) que já fazem parte da sua dispensa!!! (tanto como os que não devem😉).

👑
Ingredientes:
450g de farinha de aveia(poderá perfeitamente misturar, por exemplo aveia (que aconselho em quantidade maioritária) com centeio);
60g Seiva de agave;
Casca de 1 laranja e de 1 limão (só a parte amarela);
130g de leite magro;
35g de azeite;
3 Gemas de ovo;
5g de fermento de padeiro;
20g de sumo de laranja;
40g de vinho do Porto;
1 Pitada de sal;
350g de frutas cristalizadas e/ou frutos secos;
1 Gema para pincelar.

👑🍽Modo de Preparação:
1. Pique as cascas dos citrinos juntamente com a seiva;
2. Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em ambiente temperado durante 15 minutos (atenção que dependendo da farinha que usar, a massa crescerá mais ou menos);
3. Adicione o leite, o azeite e bata muito bem. Junte os ovos (batendo um a um), a massa de fermento, o sumo de laranja e o vinho. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal.
4. Amasse até ficar elástica e macia e misture as frutas. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar à temperatura ambiente.
5. Depois da massa dobrar o volume, ponha sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, pinhões, meias-nozes, etc, e leve a cozer ao forno a 180ºC durante 20minutos.

BOM APETITE e...FELIZ DIA DE REIS!!!😊👑👳🎄
Viva, saboreie mas sempre na dose certa👌😉


A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares