Dia das Bruxas - Halloween

"Have a Freak Halloween"...👻🎃
O Halloween está a chegar e mesmo não sendo uma tradição do nosso país, é mais uma oportunidade de quebrar a rotina e de tornar mais um dia do ano diferente e nos fazer sentir especiais e " horrivelmente " diferentes...😱😂😉
Imagem de: https://www.letuspublish.com/happy-halloween-hd-wallpapers-collection/

"Halloween" tem origem na Igreja católica. Vem do dia 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos (dia católico em honra dos santos). No entanto, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão acabava oficialmente a 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico. Há quem diga que o nome é uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a referirem-se à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".
Uma das lendas de origem celta refere que os espíritos de todos os que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e as fogueiras das respectivas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possui.
Estando nós em Portugal e sendo caso para dizer que esta tradição anda a ganhar cada vez mais adeptos, parece ser uma boa ideia marcar este dia ou esta no de uma forma diferente! Já reparou que até no Halloween a alimentação está presente?! Desde a abóbora aos doces, uma variedade de formas alimentares podem ser feitas. Disfarce-se, faça uma jantarada e dê uma expressão à sua abóbora dando utilidade ao recheio! Porque não aproveitar as sementes para tostá-las e comê-las como um belo snack durante um filme de terror?!Fica a sugestão....👹😉
Entretanto e já que falamos de abóbora, porque não falar nos benefícios delas?!
A abóbora além de diurética, protectora estomacal é estrela de Halloween. Com uma grande variedade, ela pode ser usada como entradas, snacks, sopas, pratos e sobremesas, aproveitando o recheio mas também a casca e, principalmente as sementes. Nada se desperdiça!
O foco nutricional deste alimento, para além de excelente fonte de hidratos de carbono, será o grande aporte de Vitamina A. É um excelente antioxidante e alguns deles iguais aos da cenoura, o que faz da abóbora um alimento também para os "olhos bonitos" (prevenção de problemas associados à visão). Para além de ter componentes que ajudam no controlo da glicémia e pressão arterial, as suas sementes são ricas em minerais como o ferro, zinco, magnésio e fósforo e são boas fontes de proteínas e gorduras insaturadas. Alguns compostos presentes nas sementes já foram também associados à diminuição da hipertrofia prostática benigna, sendo por isso aconselhada para os homens.
E se a abóbora auxilia na visão, de onde vem a tradição de se fazer lanternas de abóboras?!
Esta tradição será por um motivo diferente... 😉
Segundo uma lenda Irlandesa, Jack, um bêbado incorrigível, encontrou um dia o diabo numa taberna, disposto a levá-lo para o inferno. Jack resolveu convidar o diabo a beber um copo. Para pagar a bebida, o diabo transformou-se numa moeda. Ao vê-la, Jack apressou-se a metê-la no porta-moedas.
Jack só libertou o diabo, depois de ele lhe prometer que não voltaria a incomodá-lo.
Um dia Jack morreu, mas não conseguiu entrar nem no Paraíso (graças aos seus pecados), nem no inferno, pois o diabo manteve a sua promessa!
Desesperado Jack pede ao diabo umas brasas para alumiar o caminho, no escuro. Para as transportar Jack pôs as brasas dentro de um nabo oco, fazendo assim uma lanterna.
Devido a esse acontecimento, sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).
Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas quando os imigrantes foram para a América, descobriram que as abóboras eram mais abundantes que os nabos. Começaram então, a utilizar abóboras iluminadas com uma brasa por dentro ao invés de nabos. Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween.
Desde então Jack é visto a vaguear na escuridão...
Faça a sua lanterna e se vir o Jack, ofereça-lhe um belo snack de sementes de abóboras e uma sopa, que fez com o que não precisa para fazer a lanterna! 🙂

Votos de um horrivel e nutricional Halloween!  

Happy Halloween!!!👻🎃

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares