Dia da Ostra

Mais um dia, mais uma data a comemorar!😀
O dia que se celebra a 5 de Agosto, todos os anos, serve para relembrar algumas das espécies de ostras que podem ser ingeridas. Sim, porque nem todas as ostras (como as que produzem as pérolas) são ingeridas.
Esta é uma tradição mais característica dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, mas, se nós importamos tanta coisa, porque não importar um motivo para estar, em pleno verão, com amigos à mesa e a ingerir algo que nutre o corpo e a alma??😀
Não se sabe bem como este dia começou, mas desde a era romana que já se fazia a apanha da ostra e se comercializava no Reino Unido e França. No século 19, o porto de Nova Iorque era o maior produtor de ostras no mundo e fornecia alimentação nutritiva a milhares de pessoas.
Imagem de: https://janeaustenslondon.files.wordpress.com/2015/07/london-august.jpg

Ora, falando então na qualidade nutricional destes moluscos fantásticos, são baixas em calorias, riquíssimas em água, os seus hidratos estão em forma de glicogénio (forma de reserva de açúcar, ou seja, glicose, no nosso músculo), bom teor de potássio e de fósforo.
Ideal para os dias de verão e uma petiscada que em nada atrapalha a dieta! Tem algum colesterol como é o caso do marisco em geral, mas comparativamente a este grupo, não é com as ostras que se tem de preocupar no que toca ao colesterol. Na verdade, a única preocupação é mesmo a quantidade de pão que acompanha e claro, o álcool que normalmente é em cerveja.
Portanto, celebre este dia com amigos e família, procure novas receitas ou passe mesmo por um restaurante que tenha uma bela esplanada!

Votos de um excelente dia da ostra!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares