COVID-19 e Take away. Contágio através de alimentos?

Bem, chegou a altura de falar neste tema que tenho vindo a notar ser preocupação de muitos.
Com a situação actual, cada vez mais pessoas recorrem ao serviço take away ou mesmo de entrega ao domicílio uma vez que grandeparte das pessoas em teletrabalho e com filhos pequenos, vêem-se com o seu tempo reduzido e esta acaba por ser uma alternativa (só apelo a que seja uma boa e nutritiva alternativa eheh😉). É então que várias questões se colocam.
Sendo que, para grande parte das pessoas, o único ponto de contágio é o supermercado, como faço para escolher os frescos uma vez outras pessoas mexeram naqueles alimentos e "eu não sei onde andaram com as mãos ou se espirraram para cima dos alimentos"? E se as pessoas que preparam os alimentos nos restaurantes estão contagiadas e não sabem? "nós não sabemos se cumprem as regras de lavar as mãos"...
Ora, vamos então por partes e comecemos por contextualizar este vírus com uma brevíssima explicação.
Imagem de:http://www.cienciaviva.pt/covid19/

Este vírus difere dos outros pela sua maior capacidade de propagação. Traduz-se numa doença infecciosa que afecta maioritariamente as vias respiratórias e os sintomas poderão ir de leves a severos. Contudo, recordo que esta é uma matéria estudada sobre um novo vírus e por isso, a informação sobre este assunto pode ir mudando à medida que se vão desenvolvendo novos estudos.
Mas e os alimentos, podem ser contaminados?
De acordo com a EFSA (European Food Safety Authority), os alimentos não são uma fonte ou uma via de transmissão e apenas esta frase responde a praticamente todas as questões feitas. No entanto, é importante a utilização de boas práticas de higiene durante o manuseamento e preparação dos alimentos.

"Mas se a pessoa que prepara os alimentos está contaminada"?
Como já referido, os alimentos não são via de transmissão mas para deixar o leitor(a) mais descansado(a), vamos fazer este raciocínio juntos: já está estudado que este vírus não sobrevive a temperaturas elevadas e recordo que as comidas de take away quando chegam ao consumidor final, geralmente, já foram submtidas a elevadas temperaturas na sua confecção (cozidos no fogão ou assados no forno...)e por isso mesmo, SE e apenas SE houvesse uma mínima probabilidade de contágio através dps alimentos (mais uma vez, que não há), depois dos alimentos submetidos a elevadas temperaturas, voltariam a estar seguros. Logo, nada tema no que respeita a esta questão!😉
"E quem transporta a comida?"
Bem, comecemos pelo espaço que confecciona os alimentos (restaurantes e afins). O ideal, é nestes sítios onde fazem a entrega ao domícilio, os alimentos estarem acondicionados em duas embalagens no establecimento de preparação para que a embalagem interior não entre em contacto com os equipamentos de transporte.

"E quando recebo a encomenda, o que é que devo fazer?"
Sendo que a questão está nas diversas superfícies e não nos alimentos, quando receber alimentos vindos de fora, deve, em primeiro lugar, garantir o destanciamento social indicado. Em segundo lugar, deverá certeficar-se se a pessoa responsável pelo transporte destes alimentos retirou a embalagem exterior para que esta não entre no domicílio. Depois de recolher a embalagem com os alimentos, retire-os e descarte a embalagem. De imediato lave as mãos conforme indicado pela Direcção-Geral de Saúde e faça bom proveito.

"Então e quando vou ao supermercado e preparo a minha própria comida. Quais os cuidados que devo ter com os alimentos frescos e se não os vou cozinhar?"
Bem,antes de mais deverá, ainda no supermercado, fazer a sua parte e evitar andar a tocar em todos os alimentos que vê (agora e sempre) e quando chega a casa,na hora de manusear estes alimentos, lava novamente as mãos e desinfecta as superfícies onde vai preparar os seus alimentos que mal, não faz!😅
Lava bem os seus alimentos com água corrente e caso queira, poderá borrifar um pouco com vinagre.
No fim, é só saborear.

Tome todas as precausões, fique descansado(a) e acima de tudo, fique seguro(a)!


A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares