Como Resistir Às "Tentações"

Meu/minha querido(a) leitor(a), hoje achei que nada melhor do que lhe passar uma mensagem de plenitude e bem-estar consigo mesmo(a) e com a relação que tem com a comida.
É daquelas pessoas que "foge a sete pés" de um determinado tipo de comida (normalmente doces)? Ou é daquelas pessoas que sente, que se perde nas quantidades (este é o caso de algumas senhoras mas maioritariamente, de homens)? Não consegue resistir a uma sobremesa no restaurante? Ou até consegue nos restaurantes mas quando está presente em eventos sociais, como festas de aniversários, sente sempre que passou da conta?
Pois bem, vou sugerir-lhe a SOLUÇÃO PARA A VIDA! Não será para mais uma dieta, para mais uns tempos ou só para ficar bem. Será para ficar bem PARA SEMPRE e além de fazer "as pazes com a comida", sentir que controla a comida e não que a comida o/a controla a si!
Preparado(a)?! Estas dicas são bem simples mas ao mesmo tempo, muito difíceis e só funcionam quando verdadeiramente se decidir a passar pelo processo que necessita, a todo o custo, para atingir o pleno.
Bem, em primeiro lugar, feche os olhos (e digo isto literalmente por isso, feche!) e imagine-se com o corpo que sempre sonhou e a nunca mais voltar a fazer "dietas". Fechou os olhos? Já imaginou?! Pois bem, é isso que vai ter!😍😉💪 (faça este exercício diariamente).
Para que todos os cenários escritos em cima não aconteçam, começar por fazer as pazes consigo mesmo(a) e com o seu corpo, é fundamental! Todos os corpos são uma bênção! Mais bonitos ou menos, são eles que nos ajudam a viver e mais, se não gosta do seu corpo, tenho a certeza que há alguém no mundo que gosta! "Se todos gostássemos do amarelo, o que seriam das outras cores", certo? Por isso, faça as pazes com ele e sorria (mesmo que inicialmente esse sorriso seja forçado) pensando no que gosta do seu corpo! Faça este exercício todos os dias!
Depois, comece a respeitar o seu corpo. Fique atento(a) e quando estiver a comer e "ouvir" aquela "voz" do seu consciente (e do seu estômago😅), a dizer que está a ficar saciado(a), PARE! Nem que tenha de fazer a maior luta consigo mesmo(a) mas aprenda a respeitar e a ouvir o seu corpo e quando ele manda, acate! "E se ainda houver comida no prato?" Guarde, não vai deitar fora! "E se for só um bocadinho que não dá para outra refeição?" Use a criatividade, incorpore noutra receita, acompanhe num lanche, junte a uma próxima refeição...
"E se ceder à tentação?" Então, sorria! Na alimentação, o raciocínio "perdido por 100, perdido por 1000" não existe! Porque se peca uma vez, e continua a pecar porque "já estragou", vai ser sempre a somar!!!😱😱 Por isso, se saiu da linha que queria, feche os olhos, sorria e continue o seu trajecto de volta a essa linha. O avião para chegar ao destino, muitas vezes também tem de andar às voltas antes de aterrar! Não interessam as voltas, interessa que chegue!
Passe fome q.b., isto é, se tentamos um equilíbrio em tudo, porque das 24h passamos 15h a comer?? Então tenha um período de alimentação igual ao de jejum mas a partir do momento em que come, faça-o com uma regularidade de 2-3h. Ou seja, no período de alimentação, não é suposto alimentar-se e ainda ficar com fome. Mantenha o seu ponto de saciedade. Aprenda a nunca comer ao ponto de ficar enfartado e não ficar com a fome de ter "o estômago colado às costas".
Gulodices??! SIM mas fora de casa! Opte por comer sobremesa fora de casa, de comer bolos no "chá das cinco" fora de casa ou mesmo aquela torrada XXXL de queijo brie, vegetais, nozes e mel, coma fora! E se foi ao café, comeu um petisco e quer mais? Repita! Mas só até dar o primeiro suspiro que lhe indicará que está saciado(a)! Se sobrar, peça para levar!
"E se eu for ao supermercado porque me apetece uma gulodice?!" NÃO!!! Se é para levar para casa, NÃO!
"Aahh isso é tudo muito bonito até ter filhos", certo e por isso, a urgência em ouvir o seu corpo quando este lhe indica que está saciado(a). Vai acontecer que diminuirá de forma tal as quantidades que já não voltará ao ponto de enfartamento que acontecia anteriormente e acaba por ingerir menos quantidades até destas gulodices.
Reeduque o paladar, se optar pela gulodice de um chocolate negro, evitar os restantes doces por um tempo e gradualmente aumentar a percentagem de cacau do chocolate reduzindo o açúcar, quando voltar a contactar as suas papilas gustativas com esses bolinhos novamente, verá que vai achar muito doce. Nesse caso, é obrigatório não continuar a comer! Coma apenas aquilo que lhe sabe bem, nem mais, nem menos! Se é muito doce, mesmo que seja um alimento que comia há anos e adorava, não insista!
Este raciocínio, serve todo o tipo de temperos (sal, picantes, açúcar no café...) por isso, recorde-se que o seu paladar tanto se educa para mais, como para menos. Não insista só para continuar nos mesmos momentos sociais de sempre, arranje alternativas para esses mesmos momentos!😉
Mastigue bem devagar e leve pouca comida à boca. Já reparou que as pessoas que estão o tempo inteiro a pensar em comida, passam o dia todo a pensar nela excepto, no exacto momento em que estão a comer??
De uma forma inconsciente, as pessoas obesas tendem a ingerir grandes quantidades de comida e de forma rápida, porque o objectivo do corpo é aumentar a produção de serotonina (hormona do bem-estar/felicidade). Mas e se lhe disser que este aumento de serotonina acontece quanto mais tempo tiver a comida na boca? Por isso, se mastigar mal e engolir logo, a sua serotonina não vai aumentar da mesma forma e ainda ingere quantidades muito maiores! Pense nisto...
Ou bebe, ou come! Para facilitar a comunicação entre si e o seu corpo, tenha em mente que os líquidos também ocupam espaço no seu estômago. Como nesta fase, o seu objectivo será parar quando sentir o primeiro sinal de saciedade logo, não encha o seu estômago com líquidos porque vai deixá-lo(a) saciado(a) mas à base de líquidos e assim, ficará com fome mais cedo. Para além deste detalhe, outros importantes relativamente à água e líquidos durante as refeições, aconselho-o(a) a ver o vídeo que publiquei para ficar ainda mais clarificado(a), clique aqui para ver.
Por fim, faça uma boa gestão de stress. Desde meditação, a actividade física, exercícios de respiração, escrever, falar...
Só isto?? Sim! Se começar por seguir rigorosamente estas regras, sem qualquer tipo de autossabotagem, lhe garanto que vai ter RESULTADOS e este vai ser o início do fim das dietas! Vai começar a ter um tipo de escolhas alimentares mais saudáveis e de forma natural. Vai passar a controlar a comida e não será mais a comida que o/a controla a si! Será então nesse momento que vai resistir às tentações porque na verdade, elas deixam de ser "tentações" e as suas exepções, até essas passam a ter valor nutricional.😉💚
E claro, recordo que o simples muitas vezes é o mais complexo! E se seguir cada um destes conselhos à risca, não há quem o/a pare!

PREPARADO(A)???!!!
Muita força, persistência e depois conte-me como foi!💪💪

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares