Celulite e a Alimentação, a Velha Batalha!

Quando se aborda o tema da celulite, as mulheres são as primeiras interessadas! Contudo, há que relembrar o facto de alguns homens (e infelizmente cada vez mais) também é "assombrado" por esta distrofia mas o preconceito (e a incidência desta condição) faz com que sejam as senhoras a procurar tratamentos específicos.
Celulite, "casca de laranja" ou mais concretamente lipodistrofia, é um termo que se pode empregar, na generalidade, para designar qualquer anomalia na distribuição da gordura subcutânea.
É então que a/o leitora(o), decide deixar de dar tréguas à celulite e embarca num conjunto de tratamentos corporais para reduzir a maldita, mas tenha em mente que há regras alimentares que deve cumprir.
Imagem de: https://cabelosderainha.com.br/receitas-caseiras-para-acabar-com-as-celulites/

 Assim, a alimentação que declara guerra à celulite de forma reduzir ou mesmo, em alguns casos, eliminar, dever ser variada, desintoxicante e equilibrada nos seus componentes nutricionais.
Deve reduzir o total de gorduras a 15% da ingestão total calórica fazendo com que o aporte calórico maioritário provenha de proteínas e hidratos de carbono. Hidratos de Carbono? Sim! Se for na quantidade adequada à pessoa em questão e de boa qualidade (leguminosas, batata-doce, abóbora, cenoura…), o corpo só terá a ganhar.
Os alimentos a consumir, sem qualquer tipo de restrição, são as frutas e verduras, ricas em vitaminas, fibras, sais minerais e anti-oxidantes. A fruta deve ser ingerida, preferencialmente, fora das refeições para dar lugar a lanches mais equilibrados.
Ao aumentar as frutas e verduras (e hidratos de carbono em legumes), aumentará a porção de fibra e isso é óptimo para aumentar os movimentos peristálticos intestinais permitindo evacuar de uma forma regular, importantíssimo para que todos os outros metabolismos sejam optimizados.
Mais uma vez se destaca a água como regra de ouro, 1,5L de água por dia, deverá garantidamente ingerir. Sendo aconselhável fazê-lo fora das refeições para não tornar a digestão mais lenta através da diluição, em demasia, do ácido gástrico. Beber água é indispensável para eliminar os resíduos do metabolismo e até para “limpar” o aparelho digestivo (e até o sangue através da diurese).
No que respeita aos alimentos a consumir com moderação (ou, se tiver mesmo que ser, de modo alternado com refeições desintoxicantes e depurativas), estão incluídos os alimentos salgados uma vez que o sódio faz reter a água no organismo favorecendo os edemas, sensação de peso e retenção de líquidos nos tecidos. Portanto, tenha em atenção os enchidos e charcutaria de forma geral, alimentos processados, queijos gordos e fermentados, fritos e conservas. Também as bebidas açucaradas, o álcool, o chocolate (de baixo teor em cacau), o café e o chá forte devem ser consumidos com muita cautela. Manteigas, natas e molhos nem falar neles, carnes gordas, reduzir e são ainda de ingerir com moderação o leite, queijos magros não fermentados, cereais refinados, ovos e carnes.
Lembre-se de comer várias vezes ao dia, de cozinhar de forma simples e optar por alimentos frescos (biológicos), prefira frutas e verduras cruas, pratique actividade física com regularidade e se é fumadora, evite fumar perto das refeições (ou de todo) de forma e evitar alterações nos processos de digestão e metabolismo.😉

 

Votos de óptimos resultados!😀


A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares