Balança, para que te quero?

Sente que tem uma relação desconfortável com a balança? Então não se sinta só e saiba que isso é perfeitamente normal. Contudo, apesar de ser um sentimento comum, não significa que seja adequado.
Apesar de sentir, ao longo dos anos durante a minha prática clínica, uma menor obsessão com a balança por parte das pessoas, este ainda é o método que mais dá avale (ou não) ao comportamento alimentar que a pessoa adere no momento e sabe o perigo desta relação? O/A leitor(a) já se identifica com esta questão?
Ora passo então a explicar porque é que este é o último método que deverá guiar o seu comportamento.
A balança é um aparelho que serve apenas para medir o peso e peso do nosso corpo difere por uma variedade de factores. Factores estes que não se reflectem na balança. Confuso(a)? Agora por tópicos mas antes, deixe-me explicar-lhe, tal como o faço nas consultas fazendo uma analogia, que o corpo é como se fosse um saco e o que pomos dentro desse saco é que o faz pesar mais ou menos.
Depois desta noção, vamos considerar todos os pesos dentro do corpo:
⚖Órgãos;
⚖Líquidos;
⚖Ossos;
⚖Músculos;
⚖Gordura;
Dentro de cada um dos parâmetros anteriores temos ainda os seguintes:
⚖Órgãos - Estômago cheio ou vazio? Intestinos cheios ou limpos?
⚖Líquidos - Sangue saudável ou sangue obstruído? Edema linfático (retenção de líquidos) ou sistema linfático saudável?
⚖Ossos - densidade óssea saudável ou osteopénia ou ainda osteoporose?
⚖Músculos - Músculos saudáveis e activos ou atrofiados?
⚖Gordura - Quantidade saudável ou excesso?
Como vê, todas estas variáveis influenciam no seu peso e usando mais uma analogia, a gordura (sendo esta a preocupação de quem normalmente tem uma relação desconfortável com a balança) comparo-a com o algodão (muito volume) por isso, muitas vezes pode até estar mais magro(a) e não necessariamente estar mais leve. Isto é, caso haja perda de gordura e aumento do peso da massa muscular, o peso total do corpo poderá até ser o mesmo passado um período e ter, no entanto, perdido gordura. O contrário também poderá acontecer, poderá perder massa muscular (e esta situação acontece com maior regularidade quando a restrição calórica é maior do que o despêndio energético) e até aumentar/manter a percentagem de gordura no seu corpo e o peso total ser menor.
E as balanças que nos revelam a composição corporal? Essas "dizem" a percentagem de gordura... Pois é, tem razão! A única questão aqui é que essas balanças são, na verdade, analisadores corporais cuja medição, por bioimpedância, é feita através de uma corrente eléctrica de baixa intensidade que através da resistência que cada tipo de célula oferece(muscular, de gordura, óssea...), nos dá uma ideia (aproximada) da composição corporal. Já pensou porque é que precisa de tirar os sapatos e as meias para usar estas balanças? Porque criam uma barreira à passagem desta pequena corrente eléctrica.
Tal como os sapatos e as meias influenciam esta leitura, vários outros factores também influenciam este método de leitura já classificado como bastante falível.
Então se assim é, porque é que este método é usado nas consultas de nutrição? porque é um método em comparação com os restantes, mais barato, indolor, prático e permite que o nutricionista, juntamente com outras informações do decorrer da consulta, criar um fio condutor.
Dito isto, agora o/a leitor(a) já pode descansar e perceber que o método mais adequado para avaliar se o seu novo rumo ao objectivo está a correr bem, é simplesmente medir o quanto tem conseguido aplicar o falado em consulta. Preocupe-se em fazer o melhor no dia-à-dia e verá que o seu corpo vai mudando para melhor e respondendo com cada vez mais eficácia de dia para dia...
Relaxe, faça as pazes com a balança e foque-se no seu ESTILO de VIDA SAUDÁVEL e não na balança!😉

Votos de óptimos progressos e de novas mentalidades!😀

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares