Anemia? E agora?

Caro(a) leitor(a), muitas vezes as pessoas perguntam-me quais são os alimentos com mais ferro para a anemia. E caso esteja com uma anemia diagnosticada, deixe-me explicar-lhe que esse não é o caminho certo nem a pergunta que o levará ao sucesso.
Uma anemia é uma diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sange.
A hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, contém, numa das suas formas, ferro que permite transportar oxigénio para os tecidos.
Tendo esta ideia presente, em primeiro lugar é necessário identificar o tipo de anemia que tem e consoante essa identificação, actuar nos alimentos apropriados para cada uma das anemias.
O que significa RDW alto ou baixo no hemograma - Tua Saúde
Imagem de: https://www.tuasaude.com/o-que-e-rdw/

Falemos então das anemias mais comuns que se designam ferropénica e macrocítica.
Estas duas anemias enquadram-se na categoria de não hemolíticas, ou seja, sem destruição das hemácias (glóbulos vermelhos). Carenciais, ou seja, como o próprio nome indica, causadas por alguma carência. Por fim, microcítica (ou megalobástica) e macrocítica, ou seja, diminuição do tamanho dos glóbulos e aumento do tamanho dos glóbulos respectivamente.
A anemia ferropénica, muito comum nas mulheres devido à menstruação e até grávidas, acontece por uma carência de ferro. E então o que deve fazer nestes casos?
Bem, em primeiro lugar, é necessário perceber a causa da deficiência de ferro que poderá ser por redução da sua ingestão, da sua absorção (como é o caso da doença celíaca, de Crohn...) ou até por um estado de inflamação aguda ou crónica.
Depois de ser identificada a causa, aí sim, vamos actuar na alimentação e/ou suplementação se necessário.
Vamo-nos focar agora, na redução da sua ingestão e absorção sem patologias associadas (se for esse o seu caso, aconselho o/a leitor(a) a consultar um profissional de saúde ou o seu nutricionista).
Nestes casos, por redução de ingestão é fácil. Deverá aumentar a ingestão de alimentos com rico teor de ferro mas, para a redução de absorção deverá evitar procurar apenas alimentos com mais ferro e sim alimentos que ajudam a absorver o ferro!😀💡😉

Alimentos com maior teor de ferro

Alimentos que ajudam a absorção de ferro

Alimentos que inibem a absorção de ferro.

De origem animal:

Fígado, carnes vermelhas, ovos, mexilhões

Ricos em vitamina C: limão, laranja, brócolos, kiwis…

Ricos em cálcio: leite de vaca e derivados, canela…

De origem vegetal:

Coentros, agrião, beterraba, feijão preto, feijão branco

Ricos em zinco: ostras, perú, sementes de abóbora…

Metais tóxicos (chumbo, gálio, cobre, cádmio, mercúrio e alumínio) alguns nos alimentos com pesticidas mas também em desodorizantes, maquilhagens…

E na anemia macrocítica? Bem, essa já indica défice de folato ou ácido fólico (vitamina B9) e/ou défice de vitamina B12.
A anemia por défice de vitamina B12 é chamada de anemia perniciosa e a causa desta anemia já tem, estatisticamente, maior incidência genética que por sua vez, pode dar origem a défice de vitamina B9 uma vez que esta é dependente da anterior para a sua síntese (começa agora a perceber a importância de todas as vitaminas e minerais na nossa alimentação?!).
Além de causas genéticas, os idosos também têm uma maior incidência deste tipo de anemias.
Claro está, que estas anemias poderão também ser causadas pela redução da sua ingestão.

Fontes de Ácido Fólico (Vit. B9)

Fontes de Vitamina B12

Vegetais de folha verde – espinafres, brócolos, couve, alface, repolho…

Frutas frescas – laranja, abacate, tâmaras…

Frutos oleaginosos – avelãs, nozes pecã

Leguminosas – ervilhas, feijões, lentilhas

Origem animal: carnes, fígado de bovino, ostras, moluscos, ovos, lacticínios


Agora que já sabe, faça muitas marinadas com limão e coentros, uns sumos de laranja natural (sem adição de doce) e de uma forma geral, nesta fase, deverá evitar cafés e chás (verde, preto, branco, vermelho)uma vez que também prejudicam a absorção dos nutrientes necessários a uma boa absorção de ferro.
Além destas hipóteses, que são apenas a ponta do iceberg, outras causas poderão estar (e muitas vezes estão) associadas às anemias e por isso, a minha recomendação nestes casos, deverá sempre procurar um profissional de saúde que o possa ajudar.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil e votos de boa recuperação!😉🌿

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares