Alternativas ao Café

Muitas são as pessoas que por uma razão ou outra, não podem (ou não devem) beber café. Então, quais as alternativas a esta bebida que ora dá energia, ora tira dores de cabeça, ora é motivo de encontro social?!
Apesar desta ser das bebidas mais consumidas do mundo, muitas pessoas não podem beber ou até não gostam do sabor, mas procuram uma alternativa com efeitos semelhantes aos da cafeína.
Ficam então as seguintes sugestões:
Comecemos pelo Leite Dourado ou o mais chamado "Golden Milk"
Esta é uma alternativa à base de curcuma e bebida vegetal que se combinam com outras várias especiarias como a canela e pimenta preta tornando-se uma bebida com uma acção anti-inflamatória fantástica e sem cafeína na sua composição (veja a receita já publicada aqui no blog).
Mantendo a zona geográfica na Índia, passamos do Leite Dourado para o "Chai".
Imagem de: https://medium.com/@srinath.shreya/masala-chai-the-origins-of-indias-favorite-drink-c68cf2ee96de
Mais conhecido por Chai mas na realidade, o nome correcto será "Massala Chai" que se traduz num chá com especiarias, já que na Índia, a maioria dos chás são feitos à base de especiarias e depois, adicionam leite e açúcar. A palavra "Chai" já implica ser um chá forte. É à base de chá preto e junta especiarias como a canela, cardamomo sendo uma excelente opção (sem açúcar, claro!😂)
Passamos para a Erva-Mate que pode ser utilizada em forma de chá e que, por si só, já tem um elevado teor de cafeína tornando-se assim um estimulante e até com maior efeito que o chá verde ou preto. Marca ainda pontos, graças são teor de compostos fenólicos (antioxidantes).
E o Guaraná?!?! Quem nunca ouviu falar?
Apesar de não ser um alimento português, já conseguiu conquistar mercado no nosso país e o que é facto, é que este alimento brasileiro contém cafeína, mas também guaranina e as suas sementes chegam a ser mais estimulantes que os grãos de café pelo que doentes cardiovasculares, incluindo hipertensão, devem dar preferência a outro tipo de opção.
E porque não falar no chá preto tão acessível em Portugal?
Maior concentração de cafeína relativamente ao chá verde e ainda riquíssimo em flavenóides (anti-oxidantes).
E já que falei em chá verde, passemos para o, agora na moda, "Matcha". Sim, esta opção é proveniente do chá verde mas que é cultivado no Japão. Assim, a opção que temos disponível no nosso mercado, é um chá solúvel em pó que tem na sua composição cafeína, L-teanina e mais uma vez, os característicos flavenóides pressentes no chá. A óptima vantagem desta opção, é que a combinação da L-teanina com a cafeína, faz com que os efeitos secundários da cafeína se amenizem e ainda confere um estímulo mais prolongado.
Maca, sendo um vegetal do Perú, rico em ferro, cálcio e ainda componentes únicos deste alimento, onde o seu consumo é associado à fertilidade (especialmente masculina) e energia. Este alimento passou a ser um alvo para as pessoas que procuram estes dois objectivos.
Por fim, falo-lhe na cevada que apesar de muitas vezes ter o nome comercial de "café de cevada", curiosamente não tem a presença de cafeína e é riquíssima em fibras (betaglucanos) que actuam como prebióticos e ainda auxiliam na sensação de saciedade.

E que tal, boas notícias para si?
Espero que sim!☕😀

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares