Algas, como Utilizar e os seus Benefícios na Saúde.

Hoje em dia, as algas já são bem conhecidas principalmente, após o sushi entrar nas nossas vidas da forma arrebatadora que entrou.
As algas estão na origem da vida, foram os primeiros seres capazes de realizar a fotossíntese e assim, contribuir com oxigénio para a atmofera.
Um milhão de anos mais tarde, algumas algas verdes (clorofitas), galgaram as águas e colonizaram a Terra, dando origem a todas as plantas que hoje em dia proliferam no nosso planeta, incluindo as florestas e selvas.
Em tempos primitivos, as populações humanas incidiam-se mais nas zonas costeiras pelo que as suas "saladas" tinham valores nutricionais complectamente diferentes do que as que actualmente temos acesso.
As algas têm uma aplicabilidade muito vasta. Na indústria, usam-se na produção de colas, tintas, pasta de papel, plásticos. Na cosmética , como uns dos ingredientes para cremes anticelulíticos por exemplo. Na agricultura, como fertilizantes. Na medicina, como excipientes e princípios activos no tratamento de várias doenças. Até como bioindicadores da qualidade das águas e que servem também para as depurar. E claro, a alimentação não é excepção!
Na alimentação, a maior parte das pessoas ingere algas diariamente e sem se dar conta! Desde gelados, a pudins, sobremesas lácteas, patés, batidos, bebidas achocolatadas, compotas, purés, conversas, margarinas, natas...
Aliás, se verificar os rótulos destes alimentos, vai encontrar extractos de algas que fazem parte dos ingredientes desses alimentos e que melhoram essencialmente a consistência do produto.
Assim, deixo aqui alguma informação sobre algumas algas e como pode inserir este alimento no seu dia alimentar.
Wakeme🍃Originária do Pacífico, vive am águas profundas e atinge o seu desenvolvimento máximo na Primavera. A wakame instalou-se com facilidade à costa galega, de forma a que agora a Undaria galega, é neste momento,a wakame silvestre da Europa.
Destaca-se por ter onze vezes mais cálcio que o leite de vaca e a sua relação cálcio-fósforo, indica-a para tratamentos da estrutura óssea, unhas e cabelo. O seu consumo habitual contribui para o relaxamento muscular previnindo espasmos e caimbras.
Esta alga é das mais indicadas para se iniciar o gosto pelas algas.👉 Demolhe durante 15 minutos e regue com sumo de limão. Esta é das algas que pode comer crua, nas saladas ou nas sopas por exemplo.
Dulse🍃Atlântica e vive em águas mais profundas. Cresce muitas vezes fixada a outras algas que por sua vez estão agarradas às rochas e esta fixação, acontece para que não sejam levadas pelas correntes.
Rica em vitaminas C e A e cerca de 30% do seu peso é constituído por minerais e as suas proteínas são de alto valor nutritivo. Destacam-se o ferro, potássio e iodo (como em todas as algas, Iodo é o mineral comum a todas as algas e em generosas quantidades em todas elas😉). Sobre esta alga, deixo ainda uma curiosidade, nos bares da Irlanda, a Dulse consome-se como aperitivo que acompanha a cerveja preta.🍻👉 Esta é uma alga muito utilizada no norte da Europa, usa-se fresca, como substituto da verdura e seca. Usa-se ainda como aperitivo e condimento para diversos pratos. Pode ser consumida crua e sem demolho prévio, o que permite aproveitar ao máximo as suas vitaminas (especialmente a C e A).
Kombu🍃Uma alga de profundidade mas com preferência por águas menos agitadas, sendo uma alga mais escassa e que existe duas espécies: a japonesa (Laminaria japonica) e a atlântica (Laminaria ochroleuca).
Uma boa fonte de ferro (59mg/100g - 9 vezes mais que as lentilhas e até com maior quantidade do que carne, peixe e levedura de cerveja - recordo que o facto de qualquer alimento ter uma determinada quantidade de um nutriente, não significa que seja o alimento em que o nutriente em questão é o melhor absorvido pelo nosso organismo. Também rica em vitamina C e é a alga com maior riqueza em fósforo.👉 Tem uma consistência carnosa e usa-se na cozinha para dar sabor, amaciar, evitar a flatulência e melhorar a digestabilidade. É uma óptima opção para acompanhar com cereais (arroz, milho, quinoa...) ou vegetais, devido ao ácido glutâmico que lhe é caractarístico, melhorando a digestabilidade e sabor destes. É usada em caldos ou estufados de legumes e como é muito dura, é necessário demolhá-la durante 30 minutos e cozinhá-la mais 30. A ingestão do caldo onde foi cozinhada, já é suficiente para benificiar das suas propriedades.
Nori🍃Esta é uma alga de cor vermelha e é das que mais pode encontrar no sushi. Cresce nas rochas expostas à ondulação e é uma das três algas mais consumidas em todo o mundo, juntamente com a Kombu Wakeme.
Muito ricas em proteínas com elevada biodisponibilidade e digestabilidade, rica em pró-vitamina A, superando as verduras, hortaliças, peixes e mariscos e ainda com valores superiores aos da cenoura. Contém cálcio, ferro, potássio, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B. É a alga com os maiores de vitamina B12 e contém ainda um baixo valor de gorduras mas importantes, ómega 3 e 6.👉 As lâminas de Nori devem ser aquecidas até que a sua cor fique verde brilhante. Assim, podem ser adicionadas a legumes, arroz ou até sopas de peixe. Tem um sabor suave, algures entre o peixe e o marisco.
Esparguete do Mar🍃Esta é uma alga cujas características do seu aspecto lhe dão este nome comercial. Na verdade, a Himanthalia elongata (sendo este o seu nome científico) é frequente nos litorais profundos e rochosos e em águas agitadas.
Esta é uma alga que é recorrentemente utilizada nos tratamentos de anemias ferropénicas, cansaço, queda de cabelo, unhas débeis, para normalizar o excesso de colesterol e até a pressão arterial elevada.

Comentários

Mensagens populares