Água Durante a Refeição, Sim ou Não?

Não há muito tempo publiquei um vídeo sobre este tema (para aceder, clique aqui). Contudo, parece-me pertinente escrever um artigo sobre este tema de modo a poder partilhar com o/a leitor(a) esta informação de forma um pouco mais detalhada. Vamos a isso? Água durante as refeições, sim ou não?
NÃO!!!
Nem água, nem qualquer outro líquido. As razões são várias:
🍷Menos mastigação👉Ao beber líquidos durante a refeição, amolece os alimentos mais facilmente e rapidamente. Ao acontecer isto, a tendência será para mastigar os alimentos de forma menos eficiente isto é, mastigar menos. Assim, os alimentos são deglutidos com maiores dimensões e entre outros aspectos, o impacto de uma má mastigação acontece a nível gástrico (estômago). Ou seja, sabia que, se os alimentos sólidos tiverem uma dimensão menor que 2-3mm, demoram aproximadamente três horas e meia para saírem do estômago(e esses são os sólidos digeríveis)? E os alimentos com maiores dimensões do que 5-7mm? Bem, esses são os alimentos sólidos indigeríveis e levam cerca de seis horas para saírem do estômago? Recorda-se daquele fim de tarde que ainda se sente enfartado(a) e não vê razão para tanto? Pois, recorde-se deste aspecto na próxima vez!😉
🍷Menos produção salivar👉Pense comigo, todas as espécies procuram a sua sobrevivência e por norma, resume-se a gastar o menos energia possível para cumprir determinada função. É com base neste raciocínio que ao beber água enquanto come, haverá menos necessidade, por parte das células, de produzir saliva se já um líquido presente a envolver os alimentos. Contudo, sabia que a saliva também serve para proteger as células do estômago? Pois, aquela azia também é resultado deste "pequeno" detalhe. Além disso, a saliva é constituída por enzimas que contribuem para a digestão de alguns alimentos. Se produzir menos saliva, como é que o seu corpo vai digerir os alimentos de uma forma adequada? Pois, não vai! E lá se começa um processo digestivo que acabará por exigir muito mais do corpo e numa forma que não será a melhor.
🍷Azia👉 Falemos de pH gástrico. Ao beber líquidos enquanto come, estará a diluir o pH do seu estômago e consequentemente o pH do estômago que é ácido, passa a ser básico. Este acontecimento traduz-se em menos produção de ácido gástrico (hipocloridria) e consequentemente, azia. Infelizmente, muitos casos acabam com a toma de medicamentos de protecção gástrica.
🍷Má digestão👉Quando o pH do estômago se torna básico, uma das enzimas importantes para a digestão das proteínas, a pepsina, não passa à sua forma activa resultando numa má digestão de proteínas que prosseguirão o percurso para os intestinos de uma forma desadequada podendo, mais tarde, causar problemas nesta área.
E parece-me suficiente, não lhe parece? Quem diria que algo tão básico poderia ter consequências tão nefastas??

Comece por pequenos passos, evite líquidos durante as refeições e nos momentos próximos delas.
Será incrível a contribuição positiva que vai estar a dar para o seu corpo com um simples detalhe.😉

Votos de BOAS MUDANÇAS!

A autora não usa o acordo ortográfico.

Comentários

Mensagens populares